24 outubro 2008

Berinjela: O Ovo do Gênio


"Tomates, berinjelas, pimentões e pimentas pertencem à mesma família, a das solanáceas. O que significa um monte de problemas em suas vidas, pois eram considerados venenosos. Para muitos, a berinjela causava demência e epilepsia. Tanto que sua designação científica foi solanum insanum.
O botânico alemão Leonardo Fuchs, em 1543, dizia que esse nome já era suficiente para assutar os que se preocupavam com a saúde.
A designação mala insana (maçã louca) deu origem ao nome atual da berinjela em italiano, melanzana. Os franceses preferiram aubergine, do árabe al-bãdinjãnâ ("o ovo do gênio"), do qual também surgiu a denominação espanhola berinjena e a portuguesa beringela (os portugueses escrevem com g).
Em 1750, o naturalista sueco Carl von Linné, organizador da notável classificação das plantas, rebatizou a berinjela de solanum melongena, seu atual nome botânico."


bbantâki, varttaka ou vangana, em sânscrito, assim como bengana em hindi e bartakou em bengali, derivam da raiz bangha, planta venenosa.

In: Barbara, Danusia. Berinjela. Rio de Janeiro: Senac Rio. 2004

Nenhum comentário: