19 setembro 2010

terça no Tutti: wonton de primavera

Oi, pessoal!

Tem uns menus que eu monto aqui na hora, com vocês, alguns partem de refeições que eu faço aqui em casa, com o que tem na geladeira e alguns surgem e ficam guadados para o 'dia certo'. É o caso desse da terça que vem. Há uns meses fiz wontons pra um almoço chinês e foi apaixonante, eu me lembro de ter tido a impressão de que wontons são jóias chinesas, mas também tem muito o jeitinho de flores; ainda mais que, feitas à mão, uma a uma, ficam diferentinhas, cada uma tortinha do seu jeito, como as jóinhas da natureza. Foi por isso que já naquele dia eu sabia que esse ia ser o nosso jantar de entrada da primavera.
Mas também como tudo que fica guardado esperando a 'hora certa', alguma coisa muda.
O que acontece com o nosso jantar de primavera, é que desde que o cigano me enfeitiçou, tudo tá meio contaminado, no bom sentido. Eu passo tanto tempo tentando definir elementos que fazem a música dele ser tão boa, e como eu poderia trabalhar esses elementos na comida; e sabendo que dissecar racionalmente é uma parte muito pequena da coisa toda ficou ouvindo e ouvindo e respirando aquela belezura (na verdade, essa belezura, porque é o que tá tocando no fone enquanto faço os wontons e aproveito esse intervalo de café pra escrever-lhes e dobrar as pernas).
Claro que vai muito caminho até a minha comida ter tudo o que eu vejo nessas músicas (e naquele sorriso, confesso, que tudo acolhe e tudo deixa passar), mas vou pinçando uma coisinha ou outra, assim timidamente,
Então os nossos wontons, que continuam com recheio chinês, de cebola, repolho e cenoura puxadinhos em óleo de gergelim, vão ganhar é uma roupa diferente, um pouco mais colorida: o molho que era pra ser só à base de feijão preto, com gengibre e alho, ganha a influência desses modelitos

(foto do Moa)

e ganham um tantão de vermelho e uma doçura sólida da companhia de um molho de beterraba. também com gengibre e alho.

bom, vou continuar o trabalho de ourivesaria que ainda tem mais umas dezenas de wontons pra fazer e é bom aproveitar o ar da tarde pra massa secar.


até terça!

Nenhum comentário: