27 janeiro 2011

Todo mundo ganhou e todos devem ganhar prêmios

“’Ora’, disse o Dodô, ‘a melhor maneira de explicar é fazer.’ (E, como você pode querer experimentar a coisa por conta própria, num dia de inverno, vou lhe contar como Dodô a organizou.)

Primeiro traçou uma pista de corrida, uma espécie de círculo (‘a forma exata não tem importância’, ele disse) e depois todo o grupo foi espalhado pela pista, aqui e ali. Não houve ‘Um, dois, três e já’: começaram a correr quando bem entenderam e pararam também quando bem entenderam, de modo que não foi fácil saber quando a corrida havia terminado. Contudo, quando estavam correndo já havia uma meia hora, e completamente secos de novo, o Dodô de repente anunciou: ‘A corrida terminou!’ e todos se juntaram em torno dele, perguntando esbaforidos: ‘Mas quem ganhou?’

O Dodô não pôde responder a essa pergunta sem antes pensar muito, e ficou sentado um longo tempo com um dedo espetado na testa (a posição em que você geralmente vê Shakespeare, nas imagens dele), enquanto o resto esperava em silêncio. Finalmente o Dodô declarou: ‘Todo mundo ganhou, e todos devem ganhar prêmios.’”


CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. pág. 29






Nenhum comentário: