15 maio 2011

O mel do conhecimento

MENU PITAGÓRICO

"O mel não é só o grande complemento energético para o cultivo da matemática: também está presente nas opiniões dos pitagóricos sobre física celeste. Para eles, a Terra, além de não ser esférica, também não ocupava o centro do universo. A Terra e os planetas giravam - assim como o Sol - em torno do fogo central, produzindo uma música dulcíssima em consequência da harmoniosa rotação das esferas que os homens não podem perceber, porque nos acompanha desde o nascimento, a qual é conhecida pelo nome de silêncio. O silêncio é, então, o melífluo som provocado pela harmoniosa engrenagem do universo."

O PRATO DO DIA
Maçãs e peras ao mel com amêndoas e pinhões

receita para quatro pessoas
4 maçãs, 4 peras, mel de romeira, mel de queiró, amêndoas cruas, pinhões, manteiga, suco de maçã e suco de pera.

Esta receita baseia-se em dois elementos muito apreciados pelos pitagóricos - a fruta e o mel -, aocmpanhados de dois frutos secos bem mediterrâneos: os pinhões e as amêndoas, que abundavam na Grécia antiga. Todos os ingredientes da receita são duasi, seguindo o princípio pitagórico de que a realidade é dual: dois tipos de frutas, dois tipos de mel e dois frutos secos equivalentes às dualidades pitagóricas: par-ímpar, limite-ilimitado, uno-múltiplo, direito-esquerdo, masculino-feminino, estático-em movimento, reto-curvo, luz-escuridão, bom-mau e quadrado-oblongo.
Retirar as cascas das maçãs e das peras, bem como seu miolo. Cada fruta deve ser cortada em dez rodelas, em referência aos dez elementos celestes e ao número 10, o número perfeito para os pitagóricos. Colocar as frutas cortadas nuam travessa pronta par air ao forno, regá-las com oc sucos de maçã e pera, os dois tipos de mel e um pouco de manteiga. Cozinharno forno, em fogo baixo, durante dez minutos. Retirar a fruta e reservar a metade do suco. Reduzir o resto do suco até que fique com consistência de xarope.
Numa frigideira antiaderente, tostar as amêndoas, previamente picadas em pedacinhos não muito pequenos. Caramelizar os pinhões com o xarope obtido da fruta.
APRESENTAÇÃO: colocar num prato aquecido para cada comensal as dez rodelas de maçã com os pedaços de amêndoas tostadas por cima e as dez rodelas de pera com os pinhões caramelizados. Regar com o suco que reservamos. Servir morno ou quente.

In: REDÓN, Josep Muñoz. A Cozinha do Pensamento: um convite para compartilhar uma boa mesa com filósofos. São Paulo: Senac, 2008. pág 34-36

Nenhum comentário: