05 abril 2012

Dodô Cozinha Artesanal: Pascualina

oi pessoal!

hoje, pra fazer uma brincadeira com nomes, servi no almoço uma Torta Pascualina, que é uma torta uruguaia feita com massa folhada recheada com couve, ou espinafre, e ovos crus; eles assam junto com a torta, vão meio entrando na verdura, é bem legal, saca só







Eu fiz com massa de Strudel porque massa folhada acho muito gordurosa mesmo, difícil de encarar.

O fato é que já no finalzinho da tarde eu estava louca pra comer mais um pedaço, porque é muito boa! Toda equilibrada nas texturas, cores, a massa é super gostosa crocante.
Então quero fazer de novo pra matar o desejo! :D

Proponho, pra quem fica na cidade, essa delícia de Torta Pascualina.
Acompanhada de bastante coalhada. Desvirtuando a receita tradicional de novo, que vai com queijo branco dentro. Mas é que a nossa coalhadinha tem aquele azedinho maravilhoso, e acho que o queijo branco tem uma textura similar à do ovo, então fico mesmo com a nossa pastinha.
Também uma salada de grão de bico. Primeiro porque fecha super harmoniosamente o conjunto de verdura-ovo-queijo-massinha crocante, mas também por referência a uma outra paixão da culinária ururguaia, que é a Fainá, uma espécie de panqueca feita com farinha de grão de bico, temperadinha com bastante pimenta branca. Um dia Dodô terá farinha de grão de bico, mas agora na Páscoa vamos de salada.

E, claro, os tradicionais antepasti, com saladinhas e tudo mais.

Não sei quando fica melhor para vós comensais, então deixo aberto pra gente combinar se sábado e/ou domingo, mas peço que quem vier me avise até sexta à noite, pra dar tempo de comprar os verdes na feira orgânica de sábado de manhã, sim?

E, pra todos, uma ótima Páscoa!!

um beijão!

Nenhum comentário: