26 abril 2012

Dodô Cozinha Artesanal: no Curitiblog







Boa ideia: um restaurante dentro de casa
(Naiady Piva)

O lugar conhecido como ‘Dodô Cozinha Artesanal’ não é bem um restaurante. Na verdade é o apartamento da chef Aline Higa; ou melhor, é uma ilha gastronômica no centro da cidade de Curitiba. Formada em pintura pela Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná, Aline abre quase todos os dias (a frequência não é bem definida) as portas da sua casa para quem estiver a fim de almoçar, jantar ou apenas passar um tempo por lá.
Para trabalhr como chef, gerente e anfitriã, Aline conta com um grande aliado: o facebook. É por meio da rede de relacionamentos virtual que ela divulga o cardápio do dia – embora, por vezes, ela prefira fazer o que chama de ‘cardápio surpresa’ – e recebe a confirmação de quem vai aparecer para o almoço ou o jantar daquele dia.
A divulgação, no entanto, é restrita ao famoso ‘boca a boca’ e assim se formam os clientes da casa, em sua grande maioria grupos fechados de até dez amigos que podem optar por fazer apenas a refeição, ou aproveita o ambiente para passar a tarde ou a noite em um local agradável.

Seleção do cardápio
O cardápio da cozinha de Aline não depende apenas dela. A partir de um ingrediente que ela tenha comprado, por exemplo, a receita pode surgir nos próprios comentários do facebook. Os clientes passam a ter um papel ativo no preparo daquilo que será montado na cozinha, de acordo com suas sugestões e vontades. Há apenas uma condição: suas comidas são vegetarianas.
Para a bebida, o esquema é misto. A casa oferece a venda de vinhos e outras bebidas, além de uma sugestão de qual bebida combina com o prato do dia. No entanto, os clientes podem participar trazendo de casa, que provavelmente será dividida com os demais participantes do dia.
O custo? Varia. Pode ser R$15,00, R$20,00 por pessoa. Tudo depende do cardápio, de quanto tempo o pessoal que fez a reserva irá permanecer na casa, do preço dos ingredientes, de acordo com a época do ano. De qualquer forma o valor é baixo, quase a preço de custo, o que reforça a ideia de que o local pode ser luxuoso e simples ao mesmo tempo.


Nenhum comentário: