01 maio 2013

Dodô Cozinha Artesanal: dia das mães




               Um conjuntinho pra sua mãe incrementar a comida que já é boa! Eu sei que não tem melhor que comida de mãe, e com esses potinhos, você pode experimentar novos gostinhos e ao mesmo tempo se entregar praquela comida ‘melhor do mundo’!
               É um conjunto bem variado, para várias refeições:
 
 





CHUTNEY de BETERRABA e MAÇÃ
Vou começar já pegando pela cor! Feminina, madura. E o conjunto das especiarias desse chutney me passam a mesma impressão: ele não é nem tão doce nem tão picante como o chutney de manga que vocês conhecem do Dodô, mas tem uma harmonia mais discreta, e muito interessante: cardamomo, gengibre, alho, cominho, canela, cravo estão ali perfumando!
 
PESTO de RUCULA e AVELÃ
Essa também é uma combinação elegante, aveludada: rúcula, avelã tostada, azeite de oliva extra virgem e um pouquinho de alho. Fica bom com tudo!







CEBOLA CARAMELIZADA
A cebola caramelizada muitos de vocês já conhecem, mas ela é tão surpreendente que acho que vale sempre ter uma na geladeira. E é linda, nénão? A doçura natural da cebola mais a doçura do açúcar, que conforto! Eu sempre recomendo com algo azedinho ou ácido pra dar um contraste: o aceto balsâmico da salada, um queijo mais azedinho. Por favor me contem suas descobertas!


PESTO de TOMATE SECO e SEMENTE DE GIRASSOL
E vamos finalizar com flores. Sou uma apaixonada por semente de girassol, deixo tostadinha, com sal e coloco em tudo!
Aqui escolhi o tomate seco que, como é adocicado e um pouco ácido, complementa super bem o girassol untuoso e salgadinho; e a textura é um espetáculo à parte. Esse molho pode ir com tudo: salada, macarronada, sanduíche... duvido que exista algo com que ele não combine!



GERSAL
Preparei também dois sais temperados, para dar um sabor sutil e pra durar bastante na sua cozinha (os outros potinhos são de devorar!); e o gersal, além de gostosíssimo, faz super bem!


SAL DE PIQUÍN
Eu tive um professor de culinária mexicana, e foi ele que me apresentou o piquín, um condimento à base de sal, pimenta e cristais de limão. É a pimenta de criança, ele disse, e foi uma que me arrebatou, porque ela não é só picante: o limão dá uma levantada nela e ela fica anda mais saborosa. Penso na Sininho, no Peter Pan, não sei se por causa da brincadeira do professor, de chama-la de pimenta de criança, ou se por esse efeito cintilante que o limão dá, combinado com a visão quase cintilante do sal.


MOLHO INGLÊS
Ainda cintilando. A lista de ingredientes do Molho Inglês é sem dúvida a maior que já vi em uma receita!
Por isso, ele tem o efeito "tem uma festa na minha boca e todos foram convidados"; não sei se é possível um sabor ser cintilante, mas é a impressão que eu tenho. Paixão!
 
 
 
                                                         Incansáveis testes de qualidade. 
                                          Sim, é um trabalho duro, mas alguém tem que fazê-lo!!!

                              Pesto de Tomate Seco com Sementes de Girassol e macarrão de arroz : 9
 
 
 
 
                                                            Adoro essa parte também!
 
 
 

Nenhum comentário: