22 março 2016

Tapioca de Quibebe com Quiabo tostadinho

Finalmente encontrei um quiabo macio nesse ano tão dificil pros vegetais se desenvolverem: é chuva que não acaba mais, depois uma seca que nem a gente aguentava mais. Ontem felizmente esfriou e choveu, e a gente respira aliviado, e no fim da tarde de hoje, um por do sol desse, que é assim cor de abóbora e parece a fumaça de uma grande fogueira. Inspirador!



Vê se não orna:

Tapioca de Quibebe; ou um quase quibebe, porque não tinha tudo em casa, como por exemplo um mação de salsinha, mas assim na simplicidade deu bem certo:
. Esquentar uma panela com óleo de girassol, sua ali 4 dentes de alho picados, adicionar abóbora em pedaços de tamanhos diferentes (para que um pouco se desmanche mas ainda fique uns pedaços) e um pouco de extrato de tomate e água quente.
. Quando tiver macio, com alguns pedaços ainda, temperar com sal, pimenta e colocar um pouco de farinha de mandioca, pra que ele não solte água na massa da tapioca. Apagar o fogo e adicionar bastante cebolinha e salsinha; como eu tinha mais manjericão do que cheiro verde, coloquei manjericão também.

. A massa da tapioca fiz hidratando polvilho doce, vai bem pouca água mas se passar (é o tipo de preparo que parece que está seca, seca, seca e de repente inundou!), espere o polvilho decantar e seque com toalhas de papel. Passe pela peneira, salgue e está pronta para o preparo.
. Aqui tem um vídeo mostrando o preparo a partir desse ponto


O Quiabo não precisamos tostar em uma fogueira, por supuesto. Gosto de cortar pela metade, no sentido longitudinal e colocar na frigideira bem quente,com a parte cortada para baixo, pra selar essa parte e ele não babar - e dar esse gostinho tostadinho que vai dar um contraste delicioso pra abóbora.

ataquei de pimenta verde, mas tenho certeza que qualquer uma ficaria ótima aqui!









.

Nenhum comentário: