26 abril 2016

Mofongo Dodô

Não sei se posso chamar meu mofongo de mofongo, ele é todo pela metade. 
Pra começar, escolhi me basear na receita que assumidamente também tem lá suas adaptações, que é essa aqui.
A partir dela tirei uns ingredientes, a banana estava só meio verde, fritei em muito menos óleo, abandonei o pilão... mas vamos ao que interessa, a base do monfongo Dodô se faz assim:

. cortar 5 bananas (foi caturra dessa vez mas a receita original é com nanica ou da terra) quase verdes e deixar em {água+sal} por 15 min, então escorrer e secar;
. fritar com pouco óleo (usei de girassol) então cuidar para que não grude, não queime (banana queima de repente) e também não fique muito seca. Cortei na faca mas acredito que na hora de misturar tudo ela já se desmanche, por isso abandonei o pilão.
. ralar 3 dentes de alho pequenos
. juntar  ½ xícara de nozes picadas
. juntar tudo, salgar
. colocar em forminhas untadas
Desenformar na hora de servir.

Escolhi deixar assim bem básico para conhecer o sabor, então coloquei os sabores que achei que ficariam bem bons no acompanhamento, que hoje foi assim:
. refoguei 3 dentes de alho e adicionei vagens inteira, quando ficaram bem quentes adicionei água fervendo para cozinhar.
. coloquei um pimentão vermelho sobre a chama do fogão para queimar a casca; então é só colocar sob a torneira que a casca sai facilmente e ele fica com um sabor incrível. Cortar em tiras. Juntar à vagem cozida. Salgar.

Finalizar com pimenta calabresa e coentro fresco.



Nenhum comentário: