25 junho 2016

Sopa de batata à moda de Berlin à moda do Dodô

Maravilha poder matar saudade de alguma receita antiga!

Essa é de um dos primeiros livros de receitas que usei, talvez o primeiro pelo qual eu tenha me apaixonado, tanto que perdi o meu e fiquei bem triste até descobrir um igual na casa da minha vó e copiar tudinho!

Essa era a "Sopa de batata à moda de Berlin", que fiz tantas tantas tantas mas tantas vezes seguindo bem certinho as instruções do livro.
Bem que eu já quis matar a saudade antes, mas como fazer com as receitas onde o porquinho é indispensável?

Até que comprei um pacotinho de tofu defumado - estraguei um promissor misso shiro porque simplesmente subestimei o tofuzinho  e quando percebi que era quase um toucinho já fui correndo colocar um feijão de molho pra fazer um caldinho e procurar umas cenouras pra fazer essa sopa. Mudei algumas coisas - eu mesma estou tão diferente daquela época, como querer que a comida fique igual? Cozinhar é se colocar ali junto na panela. E a versão de hoje, que mesmo diferentinha ainda era inegavelmente ela e fiquei tão feliz com a minha sopinha comfort que o feijão que está de molho vai ficar sem tofu pra que ela tenha repeteco!




500g de batata salsa
50g tofu defumado
3 dentes de alho
200g cenoura

1 ½  xíc broto de lentilha
2 cc pimenta branca


. O preparo começa uns 2 ou 3 dias antes, para germinar a lentilha. Aqui está um vídeo explicando como fazer;
.  Com os brotinhos do tamanho desejado, vamos às panelas: cozinhar a batata salsa cortada em pedaços desiguais, de preferência com pontas, assim as pontas e pedaços menores derretem mas ainda sobram uns pedacinhos amarelos macios;
. Enquanto a batata cozinha, hidrate o tofu, corte as cenouras em rodelas, pique o alho e moa (ou quebre na faca) a pimenta
. Refogue o alho, cenoura e lentilha e junte à batata, adicione também a pimenta e o tofu (que também pode ser colocado no começo do cozimento mas eu prefiro assim, cada coisa com seu gosto mais definido). Quando estiver cremosa e a cenoura macia - mas ainda crocante! - está pronta. Um raio de sol na barriga.

Nenhum comentário: