dodô

dodô

23 dezembro 2016

Feliz Natal!

Em tempo para minha sugestão natalina.
Fica bom com sal temperado natalino Dodô, fica bom com outros temperos, porque apesar de ter diversas texturas e sabores, no fim de contas a base é bem suave.

A couve-flor é pré-cozida e gratinar.
Na panela: grão-de-bico, cenoura, acelga num molho grossinho.







meia couve-flor

1 ½ xíc grão-de-bico cozido

1 dente de alho

1 xíc cenoura em cubinhos

1 cS tofu defumado em pedaços

3 cS biomassa de banana verde
½ xíc da parte branca da acelga cortada em quadradinhos
 


A primeira coisa a ser feita é cozinhar o grão-de-bico. Eu gosto de germinar mas o imprescindível é que ele fique pelo menos 8 horas de molho.

Colocar uma panela com água com sal para ferver para cozinhar levemente a couve-flor. Dessa vez eu cortei os floretes mas ela pode ser feita em um pedaço só que fica bem legal, só demora um pouco mais. Mergulha ali a couve-flor.

Em uma panela aquecer um pouco de óleo e refogar o alho bem picadinho só até murchar; acrescentei a cenoura em cubinhos, a biomassa de banana verde e fui adicionando caldo quente aos poucos para que ficasse mais fácil dissolver a biomassa. Então acrescentei o tofu defumando em pedacinhos (mas ficou duro no final, talvez seja uma cozinhar com o grão de bico) e deixei cozinhar até que a cenoura ficasse al dente.

Enquanto a cenoura cozinha talvez seja hora de escorrer a couve-flor e colocar em uma forma untada e levar ao forno quente. Eu só besuntei com óleo de girassol mas já vi diversas receitas: com algum creme, com farinha de rosca e por aí vai.

Cenoura no ponto, juntei o grão-de-bico cozido e temperei com o sal especial de natal. Quando ferveu novamente acrescentei a acelga e apaguei o fogo; gosto dela bem crocante!

Servi com flor de azedinha.




Nenhum comentário: