29 dezembro 2020

Lua sagitariana cheia em Câncer: Nhoque da Fortuna

 

A Lua chega no signo de Câncer e à noite se coloca no ponto mais afastado do Sol, tendo iluminado toda a sua face visível. Isso vai acontecer com a Lua em casa. O ponto máximo da lunação de Sagitário, que começou com o eclipse do Sol. Não soa como aquelas histórias onde o personagem se lança em grandes jornadas para descobrir uma verdade que esteve o tempo todo debaixo do seu nariz?
O Sol conjunto à estrela fixa Facies, da ponta da flecha do Sagitário, indica que seguimos no ideal proposto no começo da lunação, mesmo que sem enxergar muito bem o caminho.
Uma lunação em casa, no meio de uma jornada disposta por Júpiter, só pode ser comemorada um um nhque da Fortuna, não te parece? E hoje é dia 29.
 

Nhoque de tomate seco com espinafre e castanha de caju

180g de batata
1 tomate seco
1 cc chia (bater e misturar com 3cc água)
noz moscada
pimenta do reino
3 cSfarinha de trigo
sal

espinafre congelado
alho
azeite de oliva

castanha de caju

Cozinhe a batata inteira com casca. Quanto menores as batatas mais rápido estarão prontas.
Enquanto isso moa a chia e coloque de molho com 3 cc de água fria.
No mesmo processador processe o tomate seco até que fique bem fino, se quiser já coloque umas pimentas do reino para processar junto e tempere com noz moscada.
Quando as batatas estiverem macias, descasque e amasse-as ainda quentes. Junte o tomate seco moído, ele absorverá parte da umidade da batata e então será necessário colocar menos farinha.
Deixe esfriar completamente. Salgue e misture a chia. Acrescente farinha de trigo até que seja possível fazer cobrinhas e modelar os nhoques. Usei 3 cS.
Coloque água para ferver, cozinhe os nhoques, poucos por vez (dividi em 3 vezes essa quantidade).
Escorra e deixe em um prato.

Em uma frigideira aqueça a gordura, frite o alho e acrescente o espinafre. Se ele ainda estiver muito congelado, use a água do cozimento do nhoque para evitar que o alho queime. Quando o espinafre estiver soltinho e refogado, acrescente o nhoque, dê umas salteadas e sirva com castanha de caju e uns pingos de molho de pimenta.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para comer o céu do mês, dá uma olhada no Catarse do DÔ:
https://www.catarse.me/gastronomicas



Nenhum comentário: