04 março 2021

Marte em Gêmeos

 

Ainda não bateu aqui porque não bateu até a Lua, mas Marte já chegou na cozinha, está afiando facas, manuseando utensílios, escancarando as janelas, AR!
Marte teve algum tempo de ruminar umas receitas, agora é pensar com o corpo, se deixar levar pelos processos e pelas surpresas. Deu errado? O que é dar errado?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com tantas pernas e tantos braços, se move com destreza pelo espaço, se move com destreza pelas ideias, pensa com as mãos, tempera ideias e panelas. Salteia! Panelão borbulhante é legal mas nada nesse fogão dedeus é mais divertido do que saltear: trabalho de faca, cortando os ingredientes do tamanho que bem entender, depende da intenção, e fogo alto, uma panela sem arestas, de preferência uma frigideira ou uma wok e aquele colorido todo saltando em pura promiscuidade e alegria e rapidamente está pronto!
Isso tudo, a depender de Mercúrio, claro, pois todo o ambiente de Gêmeos depende do seu humor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mercúrio hoje está em Aquário, no encalço do grande benéfico e faz trígono com Marte. Não só está de acordo com os métodos citados mas ainda sopra pro cozinheiro possibilidades que funcionam tão bem que já se tornaram clássicas e, mesmo no ar, a gente caminha melhor onde tem algum chão, se assim posso colocar. Que Marte mantenha o bom humor, porque já leva uma quadratura de Vênus e logo a Lua aparece por oposição e nenhuma aprecia seus métodos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como sem querer acabei imaginando a Lua e Marte brincando de Guilherme Tell, trago uma receita de maçã agridoce para acompanhar um salteado. Até mesmo porque receita de salteado de Gêmeos nem existe, francamente: abre a geladeira, vê o que tem, corta tudo, aquece um óleo que você gosta e faz os ingredientes saltarem ali. Calor e movimento, essa é a receita.
A maçã pode ser preparada já para que fique mais curtida e os sabores mais pungentes quando a Lua chegar em Sagitário, à noite, e eles se colocarem em posição.

 

Maçã agridoce  

2 maçãs pequenas descascadas,
1/4 cS cúrcuma em pó
1/2 cS sementes de mostarda
1/4 xíc suco de limão ou vinagre branco
1/4 xíc açúcar
1/2  xíc água
2 cS óleo
pimenta calabresa
pitada de sal

Misturei bem e coloquei para ferver o vinagre e o açúcar.

Cortei as maçãs e coloquei na água com uma pitada de sal.

Quando ferveu a mistura agridoce, acrescentei a maçã com a água e o sal.

Em uma frigideirinha, aqueci o óleo e coloquei ali a semente de mostarda. É como Marte em Gêmeos, cuidado, elas pulam! Quando isso começar a acontecer, coloque a cúrcuma, mexa rapidamente e coloque na panela com a maçã. Apimente a gosto.

Eu gostei delas al dente. Ficam menos resistentes caso você queira guardar mas aqui durou 2 refeições.

Para acompanhar um salteado eu gostaria dela um pouco mais azeda; se você também não é muito de doce, considere um chuá a mais de viagre ou limão.

 [a receita original aqui]



 

Nenhum comentário: