12 junho 2021

Bem bom in brodo


                 A Lua é nosso filtro imediato. do Céu, só passa pra nós o que passa por ela. Hoje, ela não vê o Sol, não ouve Mercúrio, nem vê os maléficos. Toca Vênus, e segue ao seu lado, e Júpiter, voyeur consentido por trígono. Talvez tenha sido algo assim com Europa, Io, Calisto, Ganimedes...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
                 Hoje é dia de são João Dória [pai], ou dia dos namorados. Muito auspicioso!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
                 De qualquer forma, um bem bom in brodo para todes!

 

Tudo de preparo lento e suave.

Tome uma batata doce não muito grossa. Besunte com óleo, embrulhe em papel alumínio e asse em forno a uns 180°C.

Prepare o brodo: eu usei aquele potinho que fica no congelador guardando toquinhos dos vegetais usados. Desta vez tinha uns talos de cogumelo, casca de cebola, talos de salsinha e aqueles fios que se misturam com as sementes de abóbora, por isso ficou com uma cor mais quentinha.

Coloquei em água fria, adicionei temperos: sementes de coentro amassado, alho só cortado ao meio, pimenta do reino e sal.

Use os ingredientes e temperos que quiser. Cada um tem  um gosto e, afinal, minhas panelas, minhas regras.

Deixei em fogo baixo por uma hora e coei em filtro de café, para deixar bem cristalino.

Eu deixei tudo gelar para não murchar as folhinhas para a foto, então consegui partir a batata doce com as mãos e consegui essa textura suculenta. Mas quentinho, pelo menos no frio que está aqui, fica ainda melhor.

Coloquei os pedaços de batata doce no prato, salguei e então coloquei o brodo e folhinhas de manjericão e pétalas de capuchinha.

<3

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nenhum comentário: