dodô

dodô

15 agosto 2008

Arte Postal Nutritiva: série Fotogramas

Sopa de Cebola Les Halles

essa receita foi retirada do livro
Achados da Geração Perdida,
- receitas e anedotas da Paris dos anos 20 -
de Suzanne Rodriguez-Hunter





Sopa de cebola Les Halles

(Um dos mais populares restaurantes em Lês Halles durante os anos 20, L'Escargot, às vezes oferecia uma sopa feita de cebolas roxas em vez de cebolas comuns.)

Derreta, em fogo baixo, 1 colher de sopa de manteiga com 3 colheres de azeite de oliva numa panela grande de fundo grosso. Quando a manteiga e o azeite estiverem quentes, acrescente 6 xícaras de rodelas de cebola roxa. Cozinhe as cebolas com a panela tampada por 20 minutos até ficarem macias. Com a panela destapada, aumente o fogo para médio e acrescente 1 colher (chá) de sal, um pouco de pimenta-do-reino moída e 1 colher (sopa) de açúcar; continue a cozinhar, mexendo de vez em quando, até que as cebolas fiquem bem douradas. Salpique as cebolas com 3 colheres de farinha de trigo e mexa lentamente por 2 a 3 minutos, para cozinhar a farinha. Retire por um momento a panela do fogo, adicionando aos poucos 8 xícaras de consome de carne fervendo e 1 xícara de vinho branco seco. Ponha de novo no fogo baixo e deixe cozinhar, com a panela parcialmente tampada, por 30 a 40 minutos. Pouco antes de servir, ponha 3 colheres de conhaque na sopa.

Enquanto a sopa estiver no fogo, pincele com azeite de oliva 4 fatias de pão francês com casca, para em seguida esfregá-los com dentes de alho. Ponha depois o pão num tabuleiro no forno pré-aquecido a 120°C por 15 min., até que o pão fique levemente dourado.

Quando pronta para servir, despeje a sopa bem quente em 4 pratos fundos, apropriada para ir ao forno; ponha as fatias de cão francês por cima, espalhando sobre elas 2 colheres de queijo gruyère ralado. Borrife com um pouco de azeite de oliva e ponha no forno até que o queijo fique levemente gratinado. Sirva imediatamente."




mais Arte Postal em http://artedelivery.blogspot.com/

Nenhum comentário: