dodô

dodô

02 maio 2009

culinária e gastronomia

“Uma distinção já se faz necessária. A culinária diz respeito aos procedimentos (dos rituais aos técnicos e tecnológicos) que visam adequar a natureza à alimentação humana. Ela é a matéria básica da gastronomia, que é o conjunto de saberes sobre a construção do prazer ao comer. A primeira é uma disciplina prática, com seus métodos, técnicas e gestual; a segunda está organizada no plano do discurso, como ocupação do espírito.”

In: DÓRIA, Carlos Alberto. Estrelas no Céu da Boca. SP: ed. Senac. 2006

Um comentário:

Usuale disse...

Oi
Aí vai uma receitinha para esquentar o inverno que está chegando!: Gratin de Quenalles e Fondue
Ingredientes: 4 ovos separados / 100 ml de vinho branco seco / Sal e pimenta-do-reino à gosto / 100 g de parmesão ralado

Para o fundue: 200 g de creme de leite / 100 g de gruyère ralado (ou outro que derreta facilmente).
Para servir: Cebolinha verdeParmesão ralado
Modo de preparo: Coloque as gemas e o vinho numa bowl em banho Maria e bata com o fue a ponto de fio, retire e deixe esfriar.Em outra travessa, bata as claras em ponto de neve e junte suavemente às gemas, acrescente o sal e a pimenta. Reserve para as quenelles.
Para o fundue:
Leve o creme de leite para ferver junto com o gruyére até derreter, usando o fue e despeje em 4 pratos fundos. Faça quenelles com a mistura de claras/gemas, usando 2 colheres e coloque-as sobre o fundue. Polvilhe com o parmesão e asse em fogo médio por 10 minutos. Salpique com a cebolinha.
Confira pelo site: http://www.viasites.com.br/culinaria.htm