22 junho 2010

hoje no Tutti

gente,

deixo declarado que me apeguei ao prato de amanhã. ele foi aparecendo tão devagarzinho, uma coisinha por dia, e hoje a coisa toda se encaixou!

tudo começou com os tomates.
tá na época de tomates e há semanas a base da minha alimentação é tomate confit.
pra quem não sabe é assado, em metades, a caminho do tomate seco mas muito, mas muito mais pra cá do que pra lá, com mais água, mais viço, sem casca, salpicadinho de sal, manjericão, alho, azeite e açúcar demerara. é muuuuito bom!

eles vão no topo de uma torrezinha. com uma mini alcachofra em conserva. só de metidez! ah, e também pra ele não ficar sozinho lá em cima...!
a torrezinha é de panquecas.
eu confesso que muito aprecio o sabor e textura das massas de panquecas e fico meio contrariada quando ela se torna apenas o invólucro de um monte de recheio. por isso nós vamos de pequeninas, com dois recheios:
um recheio é feito com os tomatinhos que 'quebraram' na assadeira, picados, pimenta vermelha seca, lâminas de moranga e ricota. outro é espinafre, couve, alho, um pouquinho de berinjela, pimenta do reino preta e ricota. e azeite, certamente.
imagino que assim dê certo a tentativa de valorizar a característica ovística da massa, que acolhe e eleva o tomate confit (nossa! não, essa frase não é minha, só me veio à cabeça, é Luigi Pareyson aplicado ao prato). to delirando de sono.

então, pra não complicar mais o pensamento, resumo que o molho é branco.

as reservas podem ser feitas por este email.

beijo,

Aline






Um comentário:

samanta disse...

adoro a forma como tu descreve os pratos! é tão poética. :)