09 março 2013

Dodô Cozinha Artesanal: Lasanhas Congeladas Dodô


Primavera Dodô Cozinha Artesanal: lasanhas congeladas, edições limitadas




Bom dia pessoal!

Um dia desses encontrei uma vizinha no sacolão. Eu estava com um pacotão de tomates - tomate gosta do tempo seco, estavam bonitões - e umas berinjelas, que já é de praxe. E, ali batendo papo, ela me pediu uma lasanha de berinjela. Assim simplesmente.
Eu adorei! Fiquei pirando: "vou fazer de ratatouille", "vou fazer mais pra babaganoush, com pimenta síria no sugo", "vou fazer com a berinjela tostada com um perfume de óleo de gergelim" e por aí afora...
E ficou mais uma vez muito claro que meu negócio é trabalhar a partir do material. É o que está à mão com o que deu vontade com o que deu pra fazer, com o complemento que os perfumes, as texturas pediram! Resolver isso tudo racionalmente antes, pra mim empobrece o processo. :)

Eu gosto de receitas, gosto de quem persegue a receita clássica e faz laboratório dela.
Mas cada um é cada um e, na minha cozinha, as receitas acabam sendo documentos dos pratos que aconteceram. Não são leis, são mais como... fotografias!

Então pra preservar minha liberdade e alegria de cozinheira, está aberta a temporada de lasanhas com edição limitada: preparo a lasanha, anuncio já com a "tiragem", congeladas em marmitex individuais, e quem quiser reserva a sua (mediante depósito bancário), ou vem rapidinho buscar, ou, se eu puder, faço a entrega!
Estou pesquisando um biciboy, não sei ainda qual é a taxa dele.






Inline image 1



LEGUMES COM GORGONZOLA
massa caseira, abobrinha, moranga cabotiá, espinafre,
molho branco e nacos de gorgonzola











AO SUGO COM PESTO GENOVÊS
massa caseira, muçarela, sugo, manjericão, nozes, alho, parmesão






02.outubro

LASANHA DE PALMITO COM MANJERICÃO E COUVE





oi pessoal!!

que maravilha esse sistema tão livre de lasanhas: porque ganhei um buquê gigante de manjericão, daí pude ficar pensando em alguma combinação que fugisse do tomate e nozes, que é lindo, mas... vamos passear um pouco, não?

então pensei em 'limão' e já junto me veio 'couve', é uma combinação que eu gosto bastante e para a nossa sorte tem umas bem bonitonas por aí!

e estava com essa base na cabeça, procurando algo com um corpo bom de morder, mas leve, pra deixar a couve como elemento forte da lasanha.
e lá na feira orgânica, na última barraca, as trombetas dos anjos tocaram, um ventão bateu (nossa, estava frio pra caramba!) e lá estavam palmitões frescos lindos!! 

o palmito foi assado e dá o tom da lasanha,
a camada de couve é comedida, pra ficar harmonioso com a suavidade do palmito, e pra dar uma puxadinha, parmesão!



e cá está ela:
LASANHA DE PALMITO COM MANJERICÃO E COUVE
com duas camadas de molho ao sugo, muçarela e parmesão





LASANHA DE BABAGANOUSH E ABOBRINHA


Oi pessoal!!

Ataquei!
Já declarei tantas vezes o meu amor eterno e verdadeiro ao Babaganoush, a pasta de berinjela com tahine. E assim foi, quando, tostando a berinjela na boca do fogão me pareceu interessante a textura dela numa lasanha, e esse perfume puxando pra um defumadinho.
A ideia ficou guardada umas semanas, mas agora voltou! E aqui está ela:


Inline image 1


Massa caseira, babaganoush, abobrinha crua ralada, muçarela, parmesão e molho de tomate, com pimenta síria e hortelã!

tiragem: 12 lasanhas de 500g

Nenhum comentário: