24 novembro 2014

ovo com farinha de milho

            Uma vez meu irmão pediu pra eu dizer como preparar o ovo com farinha que a gente comia quando éramos crianças e, como escrevi pra ele, aproveito para deixar registrado aqui, é delicioso e, para nós, totalmente comfort food; aliás foi uma das primeiras comidas da casa nova da cidade nova



"na frigideira anti aderente com óleo, coloque o ovo e deixe fritar quase até o fim, ele ainda fica meio lisgüento e - importante nessa etapa - com a gema mole. Coloca num pratinho e corta toscamente nuns pedaços de mais ou menos 3 cm. 

na mesma frigideirinha, já aquecida, coloca mais um pouco de óleo e a farinha de milho. Se vc colocar em fogo alto, não pode sair dali nem parar de mexer, ela demora um pouco pra absorver o calor mas quando fica quente queima rapidão, e o legal é douradinha por inteira, né? então abaixa o fogo e dá umas mexidas. aí vc vê no seu fogão como fica melhor. o sal pode ir agora. 

quando a farinha estiver quase pronta, já dourada, você acrescenta o ovo e ele termina de cozinhar ali, e como ainda está meio lisgüento, vai formar aquelas bolotas gostosonas. 

Cada vez que vc fizer ele vai ficar melhor, pq daí vc pega o tempo do fogão, o ponto do ovo, esse ponto de adicionar o ovo (pq se vc colocar cedo demais ele fica durão) e a proporção da farinha/ovo que vc gosta. Acho que meia xícara de farinha por ovo fica bem rico! : 9 

beijo!"

Nenhum comentário: