06 agosto 2015

modo de fazer



Como fazer ovo· Ovo cozido
Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Ligue o fogo e quando a água começar a ferver, conte 10 minutos e retire-o. Você pode então fazer um sanduíche: é só amassar o ovo com um pouco de manteiga, maionese, salsinha picada e colocar no pão.

· Ovo quente
Este é o ovo de gema molinha, para comer de colherada, apoiado em um suporte. Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Depois que ela começar a ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo. Retire o ovo com uma colher e ponha-o sobre o suporte. Abra uma "tampinha" nele com uma faca afiada, tempere com sal e sirva.

· Ovo mexido
Coloque 2 ou 3 ovos em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada ralada. Adicione algumas colheradas de leite ou creme de leite e misture tudo com um garfo. Depois, pegue uma frigideira, coloque uma colher de manteiga nela, deixe derreter um pouquinho e derrame a mistura de ovos por cima. Deixe o fogo baixo e mexa com uma colher de pau por poucos minutos. Assim que os ovos começarem a se agrupar em pedacinhos sólidos, a receita está pronta. Coma com uma fatia de pão quentinho com manteiga.

· Omelete
Coloque numa tigela 2 ou 3 ovos, tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouco de salsinha picada. Misture tudo com um garfo. Aqueça uma frigideira antiaderente com um tiquinho de manteiga ou um fio de óleo. Derrame a mistura de ovos, abaixe o fogo e não mexa. Tampe a frigideira e espere alguns minutos, até que a omelete comece a ficar firme. Aí coloque sobre metade dela fatias finas de queijo, presunto, azeitonas em lascas... Com a ajuda de uma escumadeira, vire a outra metade sobre a parte recheada. Espere cozinhar mais um pouco, vigiando para não deixar queimar. E sirva!

· Ovo frito
Coloque um pouco de óleo, manteiga ou azeite em uma frigideira. Aqueça, quebre o ovo por cima e abaixe o fogo. Tempere com sal e pimenta. Se gostar de gema mole, espere apenas que a clara esteja bem cozida para servir. Se quiser a gema dura, deixe no fogo por um tempo maior.








Como fazer feijão1. Abra um pacote de 1 quilo de feijão e deixe todo o seu conteúdo de molho por pelo menos 3 horas. 
2. Descarte a água, lave bem os grãos e separe casquinhas soltas e pedrinhas. 
3. Coloque o feijão lavado em uma panela e encha de água - até atingir dois dedos acima dos grãos. 
4. Adicione folhinhas de louro, um pouco de sal e, se quiser, 1 ou 2 linguiças cruas para dar um gostinho diferente. Deixe tudo cozinhando em fogo brando por cerca de 1 hora e meia, com a panela semitampada, até que os feijões fiquem macios. Se for preciso, adicione mais água no decorrer do processo. 
5. Quando os grãos estiverem cozidos, refogue numa outra panela grande 3 dentes de alho e 1 cebola grande, tudo picadinho. 
6. Adicione, então, 5 conchas do feijão com caldo e esprema tudo com um amassador de batatas (isso vai ajudar a engrossar o caldo). 
7. Refogue mais um pouco e transfira para a panela o restante do feijão cozido.
8. Mantenha o feijão no fogo para engrossar ainda mais, até ficar a seu gosto. Mexa às vezes para não deixar queimar. Se gostar de salsinha, acrescente um pouco, picada. Verifique o sal e pronto!

Superdica: dispense a panela de pressão e cozinhe os grãos em panela normal. Isso porque, na pressão, é fácil perder o ponto do cozimento. O que seria um suculento prato pode virar sopa! 

Foto: Daniela de Lamare | Ilustração: Milena Galli | "Pin-up": Thais Gouveia | Beleza: Cris Lopez
http://mdemulher.abril.com.br/receitas

Nenhum comentário: