20 março 2016

Outono Meu Amor

tagliatelle caseiro com cogumelos e molho de cenoura


Finalmente o outono chegou!

Quero dar boas vindas pra ele se sentir querido e ficar bem à vontade <3 p="">Por aqui está nublado, mas sai um solzinho, esquenta, bate um ventinho fresco... E assim vai nosso prato também: uma gravidade do cogumelo inteiro, bem tostado, com a alegria do molho de cenoura com lourinho, e um frescor do tomilho.

Primeiro, façamos a massa porque ela tem que descansar.
Fiz pela primeira vez uma massa sem ovos, daqui, tem que sovar mais, porque sem o ovo o glúten tem que dar conta da estrutura.








Deixei descansar um pouco antes de abrir, e depois de cortada fica mais um tempo secando, então sem pressa!
Posta foto no Instagram, vai no jardim colher um lourinho, tomilho
Não sabe o que é lourinho? Bom, na verdade também não tenho certeza do nome, mas realmente é uma folha que lembra a do louro, uma folha dura, quase blindada, e a árvore também é parecida, meio sequinha.
Olha a carinha dela (mais seca porque tem andado um sertão por aqui):





 O lourinho e sua inquilina deslumbrante: uma aranha de prata



Próximo passo: cozinhar uma cenoura em lâmina, em água ou caldo de legumes, e processar. Eu fiquei com uns 450ml de um suco grosso.
Em uma panela seca, em fogo baixo, colocar o lourinho pra abrir os sabores - como disse, é uma folhinha blindada! - então juntar uma colher (sopa) de óleo de coco e 3 dentes de alho picadinhos. Logo em seguida adicionar 1 colher de chá de farinha de trigo, mexer e colocar aos poucos o suco de cenoura, mexendo sempre, até engrossar. Adicionar folhinhas de tomilho e salgar.

Esquentar bem uma frigideira ou chapa,. Tenho uma frigideira grande de vidro temperado que é ótima pra fazer isso, e dá pra ver o fogo. Tudo a ver com frio nénão? Vem, outono!!!!
Fiz com azeite de oliva e óleo de girassol. 





Enquanto cozinhava o tagliatelle, deixei o cogumelo tampado, abafando, ele soltou bastante suco,que pode ser incorporado ao molho de cenoura.
Montar o prato e adicionar mais tomilho e pimenta verde.
Acabei deixando o vinho branco na taça, mas ficou a vontade de deglaçar o cogumelo na próxima vez.




Nenhum comentário: