05 agosto 2017

Missô shiro elaborado para Shichimi Dodô

Pra mim misso shiro pode ter só água, missê e cebolinha que eu já fico feliz. Uma coisa assim bem simples

Mas encontrei essa receita que pareceu tão veludinho perfeiro pro frio, e parecia ficar tão bem com o Shichimi Togarashi do Dodô, por causa principalmente da ligação entre a pasta de amendoim da sopinha e da pontinha de laranja do shichimi.



A receita original, como quase sempre, foi um ponto de partida; mas acho que a história é essa mesmo: você pega a base e usa o que tem na geladeira, tanto que essa é a segunda versão que eu faço, com ingredientes diferentes e ficou diferente e tão boa quanto a primeira, só senti falta do tofu, que hoje não tinha, mas que combinou super bem.

Em uma panela, coloquei 4 xícaras de água com 4 folhas de limão cravo e gengibre. Com meu gengibre tinha bastante fibra, bati com um pouco da água no liquidificador e coei, mas se ele estivesse novinho e macio já iria em pedaços.

Adicionei meia couve rábano (que pode muit bem ser talo de couve flor ou de brócolis) em juliana, meia cenoura também em juliana e deixei cozinhar um pouco.

Já deixei pronta a pastinha de temperos:
1cS de missô, 
1 cS de pasta de amendoim, 
1 cc de shoyu diluídos em 
meia xícara de água. 
Meu missô não é muito salgado mas melhor experimentar antes de colocar todo o shoyu, além disso o shichimi também é salgado

Então acrescentei macarrão de arroz, deixei mais um minuto e acrescentei 2 folhas de acelga, a aparte branca antes, cortada em pedaços médios.

Bem no final, um pouco da parte fininha das folhas de acelga, a mistura das pastinhas, shitaque em lâminas, cebolinha picada e o Shichimi Togarashi






Nenhum comentário: