18 dezembro 2018

Mercúrio em Sagitário

                  Mercúrio-tomate tão levinho e versátil: cozido, cru vinagrete, confitado, molho, na salada, no sanduíche, dando acidez e doçura; a depender da receita claro, adaptável ele. Aí ele chega em Sagitário, domicílio de Júpiter, uau! Júpiter esse bonachão (um exercício proposto na Saturnália foi relacionar um planeta a uma personalidade, e meu Júpiter foi Alexandre Dumas, generoso, rei do mundo, contador de grandes façanhas). 
                  E voltando à história, chega ali Mercúrio, esse garotote (ouvi essa palavra hoje e achei ótima! Tenho certeza que ele também vai gostar); ele não gosta de passar por ali, fica em detrimento. Aqui ele é um tomate também garotote, verde, mas verde mesmo, que no preparo termina pesadinho, da gordura da fritura - gordura é de temperamento sanguíneo, de Júpiter.
                  Ele pode até ficar meio amuado mas já falei que o danado é adaptável né? Fica uma delícia!!




                  Os tomates verdes fritos são simplesmente tomates - bem verdes! - cortados em rodelas e empanados; empanei em fubá com um pouco de amido de milho. Coloca um salzinho e pimenta antes de empanar. Na receita original as rodelas são fritas em imersão mas... ui, que preguiça!... Um fio de óleo numa frigideira quente já fazem o trabalho, olha a crostinha morena e crocante!

Nenhum comentário: