25 março 2019

Mercúrio em Peixes


"'O cominho é a planta que mais dá frutos', escreve Teorasto no século IV a.C. 'Diz-se uma coisa estranha sobre essa planta: quando alguém a está semeando, precisa amaldiçoá-la e caluniá-la se quiser ter saúde e muitos filhos.' *

Peixes é um signo fértil, que dá detrimento e queda a Mercúrio, o deus que cuida da palavra, da comunicação, da mente racional. Não bastasse isso, hoje ele está andando para trás quase parando, situação que compromete mais ainda sua exatidão e astúcia mas que dá, por exemplo, liberdade no uso da palavra.
Aí me lembrei do dia em que a @cdieckel disse que cominho tem gosto de chulé de besouro. Com Mercúrio em Peixes - pra trás quase parando pra retomar o movimento direto - essa imagem faz todo sentido. 
Então essa combinação deu sopa! Se a gente for pensar, sopa-creme é um preparo pisciano - feminina, úmida, mutável, com todos os seus sabores que se misturam e quase não se distinguem. Além disso, Peixes rege os pés, mesmo que de besouro. Por que não regiria, né, Mercúrio? 
Pra prevenir, melhor usar um cominho que não foi caluniado durante a semeadura. *DALBY, Andrew. Sabores Perigosos, a história das especiarias.

Nenhum comentário: