27 junho 2019

Sol em Câncer regido pela Lua exaltada, jubilada e conjunta ao lote da Fortuna



Câncer é a raiz. 
Hoje às 22h o Sol, que está em Câncer, é regido pela Lua exaltada em Touro, jubilada na casa 3 e, não bastasse, conjunta ao lote da Fortuna!
No Lamen, esse prato japonês, o mais importante também é a base. É o caldo onde, na hora de servir, são adicionados o macarrão e o que mais o cozinheiro quiser.
O preparo exige atenção e tempo. Os ingredientes cozinhando em fogo baixíssimo, soltando as moléculas, misturando os sabores, formando o que sem dúvida podemos chamar de caldo primordial. Sem pressa. Pensa que Saturno está domiciliado e relaxa.
Também no mapa de agora esse processo acontece na casa 5, a das criações. Sol e Marte em fogo baixinho, regidos pela Lua em Touro conjunta à Fortuna.
A Vênus no signo das trocas.
Ótimo momento para preparar um caldo.

"A transformação que ocorre no interior do caldeirão é vital é extraordinária, sutil e refinada. A boca não pode expressá-la em palavras."
I Yin, chef chinês, 239a.C.

Câncer, um dos signos mudos.
Mercúrio não está totalmente mudo. Está em Leão. E essas delícias alegres e lindas em cima do Lamen? Ali eu coloco o que eu quiser! "Não se empolgue", diz o Sol em Câncer. Muó. Tá bom, mas olha, dessa vez eu escolhi o seguinte:
Shimeji e folhas de agrião da terra, ambos salteados tostados. Pouquitinho de pimentões salteados. E broto de feijão moyashi (branquinho, frio e molhado como a Lua). Na foto está uma quantidade civilizadinha de moyashi mas deixa a cumbuca perto porque a textura crocante e delicadíssima ficam tão bem com o macarrão macio e esse caldo forte, que com certeza você vai querer colocar mais.

A receita do caldo segui quase totalmente obediente essa instrução aqui (começa no quinto minuto do vídeo)
O que mudei:
. usei leite de amendoim preparado em casa: deixei de molho desde a véspera 1 xícara de amendoim, lavei, descasquei, bati com meio litro de água e coei.
. coloquei um pouco de sal negro, que traz um sabor de ovo.
. não usei o shiitake hidratado, deixei para outro preparo.



Prato lunar da @mariaravazzani

Nenhum comentário: