21 dezembro 2019

Vênus em Aquário, Lua em Libra


                 Vênus atravessa uma fronteira. Entra no território que  dá exílio ao Sol. O Sol, aquele que centraliza o poder,  que causa combustão no errante que se aproxima dele. Assim Vênus o vê enquanto peregrina por Aquário.

                 Ultimamente está nublado na cidade onde moro e é fácil perceber o ponto de vista dessa Vênus: sem o Sol ofuscando e projetando sombras marcadas, as cores são muito mais vivas (seja de flores, cachecóis, carros ou embalagens), a gente pode perceber com os olhos os volumes dos objetos, perceber mais detalhes. Ao mesmo tempo, como a luz é difusa, também é mais fácil perceber o espaço todo.
                 Vênus é devoção. Quando está nublado chega a ser difícil escolher um só ponto para reverenciar.
                 Olha só esse potinho da foto, dá pra ver as cores dos temperinhos do sal. Olha o corpo desse milho, a sombrinha difusa provoca o tato. Foi num lindo dia nublado.

                 A Lua, que é quem faz a ligação entre nós e o Céu, passa pro lado de cá essa sensação da Vênus.
                 A Lua está conjunta a Spica e lembra daqueles tempos dourados em que a humanidade aprendia com Astreia sobre os ciclos que compõem a vida, era que foi governada por Saturno, a quem a Lua exalta enquanto está em Libra.
                 O erro de Saturno foi se recusar a perder o poder. A gente olha pros erros dos deuses e reflete, tenta aprender. Se não aprendemos de primeira, paciência, a vida é feita de ciclos, haverá novas chances  ~ humor saturnino ~.

                 Vênus no signo que fala de distribuição do conhecimento. Conhecimento dá sabor à vida! Quanta coisa não ficou mais interessante quando você entendeu como ela funciona, ou de onde ela vem? É tempero.
                 Como a gente está falando de Libra e Aquário, dois signos de Saturno, ilustro com sal. Este de inspiração mexicana, o piquín. Porque essa Lua que celebra Saturno, e celebra ciclos há de celebrar a morte, e como os mexicanos fazem isso com tanta beleza! Pra tocar nossa Vênus aquariana pergunto: o que há de mais democrático que a morte? A consciência da morte também salga o tempo em que estamos vivos ["o sal realça o verdadeiro sabor dos alimentos."]. É bom né? Sentir o ar entrando e saindo, a carne quente, as ideias temperando.



                 Minha tentativa de piquín é sal com raspas de limão e pimenta calabresa.





Nenhum comentário: