26 maio 2020

Somos feitos do mesmo pó das estrelas: Castor e Pólux


por Ingrid Faustino
Corvário Astrologia

                 "Longe de mim falar da vida alheia, ainda mais falar da vida dos céus, afastai dos lábios a fofoca e amém, mas acontece que há muito tempo atrás existia a Leda. Leda ia se casar com Tíndaro, rei de Esparta, mas veja só como as coisas são, veja só. A Leda foi num lago tomar um banho e ficar cheirosa pro casório, ela lá bem como veio ao mundo aproveitando a água quando Zeus a vê de longe. Sim, Zeus, esse que era um tanto famoso por sua gula, por assim dizer sem vulgarizar o domingo. Mas ó, longe de mim fazer fofoca, isso já é fato sabido e a regra é clara: o que circula na rádio peão poderá circular pelos seus lábios também. Pode confiar em mim, tá lá nas regras, eu vi. O fato é que Zeus viu a moça tomando seu banho e muito ligerinho se transformou num cisne e pediu colo à Leda. Na mesma noite, Leda também celebrou o casamento com seu marido, nem só de burocracia se faz um casamento, né. Disso que dois mais dois são quatro, passam os meses e a Leda sente umas dores, vai ver e pronto: saem dois ovos de dentro dela. Do primeiro, nascem Castor e Clitemnestra, mortais e filhos do rei. Do segundo, surgem Pólux e Helena, imortais e filhos do senhor dos trovões. Clitemnestra e Helena são história pra outra hora, porque esse assunto é assim mesmo, vai dando pano pra manga. Agora Castor e Pólus, são instruídos por Hermes, se juntam ao Argo para ir atrás do Velocino de Ouro, enfim, onde tinha uma prezepada pra resolver, lá estavam os irmãos. Castor e Pólux, um mortal e o outro imortal, um muito forte e outro muito inteligente. Tinha como ser melhor? Ah, sim, sempre tem. Você imagina só os irmãos voltando de uma grande empreitada e vendo duas gêmeas lindas, Febe e Ilaira. E ainda tinha como melhorar? Olha, ter até tinha mas as duas eram comprometidas e o que eles fazem? Raptam elas, sim, tudo normal. E aí que os noivos das irmãs fazem? Vão atrás dos gêmeos. Chute, confusão e gritaria, até que Castor é atingido por uma flecha e morre. Assim, pá-pum. Pólux não ia deixar barato, né? Arregaçou todo mundo na porrada e implorou a Zeus que desse sua própria imortalidade ao irmão. Assim Zeus faz, daí Castor acorda, vê o irmão morto, não se aguenta e pede que a imortalidade volte ao seu irmão. Isso mesmo, Zeus no meio desse vai e vem [aqui você nota que a mitologia é mãe de toda tragédia ocidental, porque olha só o tamanho da treta que a rapaziada se metia]. Pois que havia um jeito de se negociar isso e deu que, para satisfazer aos dois, ficou decidido o seguinte: enquanto um vivia, o outro ficava no reino dos mortos. iam assim trocando de lugar e podendo ver um ao outro só na baldiação da barca que levava eles dos mortos aos vivos e dos vivos aos mortos. Depois de tanto, são colocados no céu para que fossem lembrados, juntos de outras histórias. Assim nascem os Gêmeos celestes."






                 A Lua anda pelo mangue do caranguejo e nos graus 20 e 23 passa pelas estrelas Castor e Pólux, os gêmeos. A Corvário Astrologia contou a história do jeito que foi, sem pôr nem tirar, e eu me nutro dela e sigo daqui.
                 Castor e Pólux são as pimentas do reino. Do reino de Júpiter, do reino de Hades, do reino das prezepadas mundanas, tanto faz, todos os reinos. Não é preciso definir as coisas em pastinhas, não estamos em virgem.
                 Pois, as pimentas do reino preta e branca vêm da mesma mãe. Mas a branca passa um tempo no Hades, por isso é Castor. Tem até vídeo disso, não é fofoca não.
                 Gosto dela em conjunto com a preta, quase nunca sozinha. Assim como conseguiu salvar o irmão, a preta-Pólux consegue reviver várias empreitadas culinárias. Pimenta do reino preta tem algo de divino que tira a comida do chão da panela.
                 Hoje farei uma abóbora com elas duas. Sempre acho que Júpiter gosta de abóbora e já que ele está no maior mau humor olhando direto pra cá, os irmãos o convidam. Marte, vem também? Numa pimenta malvada em conserva de mar de salmoura. Vou procurar depois conto. Enquanto isso, o vídeo da temporada de Castor no Hades segue aqui



Nenhum comentário: