07 setembro 2020

Feira - Rubem Braga II


              Uma das representações do signo de Libra mostra Astreia (a mesma da estrela Spica) segurando a balança. Astreia está no Sol em Virgem: colhe, seleciona, guarda. No signo de terra segura o trigo, no de ar a balança. Pra pesar o que está levando pra vender. Quer dizer, quem está mesmo é Mercúrio. Leva o maior jeito pra feira, vende tudo! Esperto nas contas! No trígono com a Lua exaltada tá mais fácil ainda vender tudo. Ah, "a fragrância das verduras e de todas essas coisas nascidas na terra, ainda frescas e vivas, coloridas."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A Lua Vê o Sol por trígono e já percebe os velhos em Capricórnio. Pena que não consegue avisar o comerciante que vai encontrá-los por quadratura:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
                 "Passa um homem careca, sério; deve um velho funcionário, e tem o ar de quem discute muito nas feiras, capaz de citar o preço dos pepinos em 1921 e de lamentar, como prova de decadência espiritual do Ocidente, o atual tamanho das bananas. Sim, eram maiores as bananas de antanho. A acreditar nele as bananas-da-terra dos tempos coloniais mediam toesas. Em todo caso, não parece ir muito triste; carrega dois sacos verdes e de um deles sai o pedaço de uma abóbora. Gosta de abóboras, o birbante."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
                 Preparei a abóbora do birbante com as tristes couves da literatura [1] secas no forno. Porque se a gente for ver bem mesmo, são os melancólicos que estão dando as cartas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
[1] cenas dos próximos capítulos
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As citações são da crônica A Feira, de Rubem Braga ou, pela Poetinha Nathalia Pucha, Rubem Cabra.⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 
ABÓBORA DO BIRBANTE
 
:. Pré-aqueça o forno a 180°C
:. Corte a abóbora em bocados. Besunte de todos os lados, espalhe em uma assadeira.
:. Retire os talos de algumas folhas de couve (guarde-os para outra receita), corte as folhas em tamanhos grandes e besunte bem também. Salgue, acomode - sem sobrepor folhas - em uma forma.
:. Coloque no forno a forma com a abóbora e sobre ela (equilibrada em suas paredes) a de couve. A couve não pode ser abafada porque queremos bem crocante mas a abóbora vai ficar bem, vai ficar tenra.
:. Prepare o tempero: bastante limão azedo como o birbante, uma pontinha de alho bem ralado, sal, pimenta do reino preta, salsinha e hortelã.
:. Após 15 minutos mexa a couve, veja se está tostando por igual. Mais uns 15 minutos deve estar pronta.
:. Verifique, com a ponta de uma faca, o ponto da abóbora. Para este céu melancólico proponho al dente, que é pra mastigar mesmo. Mas se passar e ficar macia também é bom.
:. Quando a abóbora estiver no ponto que você elegeu, tempere com o molhinho e sirva com a couve. Imediatamente para que ela continue crocante.
 



Nenhum comentário: