08 setembro 2020

Silvio Lancellotti - Cozinha Clássica


                 Vênus se libertou das recentes oposições, deixou a juba crescer e afirmou sua posição. Afirmou e firmou, na antíscia com a Lua em Touro, ambos signos fixos. Muito garbo, muita delícia e muito "não é culpa minha que inúmeros dos melhores chefes de panelas do país sequer conheçam a verdade de um Béchamel, de um Stroganov, de um mero prato de Spaghetti alla Bolognese. Realizei aquilo que o meu impulso e o meu esforço exigiram. Eu só li os livros. Fisguei suas meadas".

                 Não conhecemos o dia de nascimento do Silvio Lancelotti mas ele é o nosso muso do Céu de hoje, pois além de exaltar a boa - e correta - comilança, fixou receitas em um ponto: seu livro de Cozinha Clássica. Os dispositores do escritor Mercúrio (hoje) não estão pra brincadeira, Vênus fixa e Saturno domiciliado.

                 "Agora, é inspirado no cartesianismo de meu pai que aqui cometo esta ousadia, um compêndio de receitas clássicas, nas suas versões praticamente originais. (...) Quando eu iniciei minha procura, imaginava recolher duas centenas de receitas, encontrar as suas raízes, desvendar as suas histórias integrais, desmistificar as suas deturpações. Haverá quem considere petulante minha intenção. Talvez. Tudo bem."

                 O Sol em Virgem, por trígono e disposição, ama esse processo mas amacia as certezas pétreas de Vênus e Lua.

                 "Quase todas as alquimias relatadas são seculares, de épocas em que se utilizavam caldeirões de barro ou de ferro fundido, o calor da lenha, os tempos muito além de demorados. Precisei adaptá-las à modernidade dos equipamentos da década de 90. Obviamente, me obriguei a reformular alguns passos, a adaptar dezenas de procedimentos. Ao meu jeitão. Sim, ao meu jeitão e com o apoio de alguns amigos inseparáveis. O doutor Erro. A professora Nova Tentativa. A minha dulcíssima Dona Paixão. A mestra Paciência. E o anjo da guarda de todos os cozinheiros que se prezam, o Nariz. Lembre-se, leitor, de não se orgulhar com os aromas que as suas comidinhas possam espalhar através de sua residência. Saiba que o cheiro é um aviso. Subiu o perfume, o prato está pronto. Daí em diante, os nutrientes se desperdiçam e o próprio paladar se esvai."

 

LANCELLOTTI, Silvio. Cozinha Clássica. Porto Alegre: L&PM  Editores. 1999



Nenhum comentário: