12 dezembro 2020

benéficos entregam a Saturno


 

Na Astrologia falamos em translação de luz. Os errantes mais rápidos levam, por aspecto, a luz de um planeta a outro. Hoje, por exemplo, a Lua fará uma conjunção com Vênus; dois graus depois um sextil com Júpiter. Assim ela leva a luz de Vênus a ele. Mais dois passos e o sextil é com Saturno.
Como a Lua entregará a Saturno, senhor do Tempo e dos limites, a luz desses benéficos, proponho que façamos junto uma oferenda, através dela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ela leva patacones, as fatias de banana como moedas. "Não temos moedas de ouro mas oferecemos patacones". Três planetas fudidos em suas dignidades levando uma oferenda a Saturno todo poderoso.
Mas uma Lua em Escorpião seria tão fofinha humilde assim? Agindo como se Saturno fosse um fútil? As rodelas de banana como moedas, não! As moedas como bananas!
A banana é musácea, benéfica, sustanciosa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A banana é fruta boa
Comida de gente pobre.
Toda a gente gosta dela,
Quer seja plebeu ou nobre.”

(citado por Câmara Cascudo)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ainda no prato as nozes, pimenta calabresa (o que une os quatro envolvidos é o amor a Marte) e um fermentado delas em Escorpião.  Detalhes no blog.
Saturno, livrai-nos das futilidades e dos acumuladores de moedas! Perdoe por oferecer uma fruta fálica mesmo sabendo que tua foice castrou o próprio pai. O humor do Céu está um tanto estranho hoje.

 

Patacones

Os patacones, comme il faut, são feitos com banana verde (banana da terra), descascada cortada em pedaços de uns 3cm. Esses pedaços são fritos em imersão, então prensados de forma que fiquem achatados e fritos novamente.

Mas como eu me atropelei e fiz meu preparo antes de pesquisar, fiz o seguinte:

Cortei em fatias as bananas caturra meio verdes e fritei um uma frigideira grossa com pouco óleo.  Então escorri e salguei.


Para a ricota de amêndoas utilizei o resíduo sólido do leite de amêndoas*

É muito simples, tempere o resíduo com sal, 2 cS de azeite de oliva (grande parte da gordura natural da amêndoa terá ido para o leite) e  2cc de vinagre de kombucha, outro vinagre ou suco de limão.

Se você fizer com a kombucha e tiver tempo, pode esperar umas horas para fermentar.

Se quiser cololar outros temperos também fica bem bom. Eu deixei bem simples, só com sal.


Servi as bananas com a ricota, nozes quebradas e pimenta calabresa.


*para o preparo do leite, deixe de molho na noite anterior uma xícara de amêndoas cruas e sem sal.

O leite pode ser feito com as amêndoas com casca ou sem. 

Se você preferir descascar, coloque as amêndoas, após a noite de molho, em uma panela com água fervendo, e depois de uns 20 segundos escorra e coloque em água gelada. O choque térmico vai fazer com que a casca se solte facilmente.

Leve ao liquidificador com 2 xíc de água filtrada e bata bem. Escorra com um tecido. Consuma o leite em até 4 dias. O resíduo sólido será usado na nossa ricota.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para comer o céu do mês, dá uma olhada no Catarse do DÔ





Nenhum comentário: