07 dezembro 2020

Somos feitos do mesmo pó das estrelas: Thuban


 Somos feitos do mesmo pó das estrelas.  Hoje a Lua passou pela estrela fixa Thuban, da constelação de Draco, o dragão que Hera colocou para guardar sua árvore de maçãs de ouro que ficava no Jardim das Hespérides, o jardim dos imortais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como o dragão guarda, "Thuban é um ovinho de segredo", como disse a poetinha @astroliricas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu vou contar um segredo. A gente vai entrar nesse Jardim e o dragão vai mostrar como uma beterraba é muito mais profunda do que aqueles pedacinhos molengas, lavados pelo cozimento negligente.
Tome beterrabas pequenas, embrulhe em folhas de ouro (também pode ser papel alumínio); coloque esses pomos em forno pré-aquecido a 180°C. A beterraba demora um tanto para assar. Ao contrário do cozimento em água, aqui quando mais tempo no forno baixo, mais caramelizado fica o açúcar dela. Deixe-a macia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Coloque em uma forma raspas de limão taiti e pimenta calabresa. Leva ao forno também. Só uns minutos, para secar as raspas. Se tiver bastante você pode guardar em um potinho. Isso é lemon pepper.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lemon pepper me dá uma impressão de escamas, tem uma coisa cintilante ali, e homogênea. Como estamos fazendo escamas de dragão, a pimenta calabresa é muito pertinente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aproveite ainda o forno quentinho e coloque umas nozes para rejuvenescer . Há quem diga que os pomos de ouro eram fontes de juventude eterna. A beterraba certamente é. Riquíssima em nutrientes. E a gora a gente vai ter que enfrentar é a própria. A aparência sanguinolenta é impressiontante! Abra o papel alumínio com cuidado para não se queimar com o bafo quente. Tire o papel e a casca da beterraba, se quiser. Corte em fatias finas, espalhe em um prato. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite de oliva. Salpique com lemon pepper, um pouco do suco de limão  vai bem, e finalize com as nozes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O ovo da foto é cenográfico.  Nenhuma codorna foi machucada no preparo deste dragão.



Nenhum comentário: