26 janeiro 2021

Fermento


Em Câncer, a Lua é associada à nutrição do corpo e também da nutrição emocional, ao aconchego de estar em casa, protegida. E é assim que ela poderia ficar, bem gostosa, não fossem os aspectos. Há pouco fez um sextil com Marte e segue em direção à oposição a Vênus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste encontro tratarão então de questões como: ‘De quanto precisamos para nos saciar física e afetivamente?’  
Vênus em Capricórnio propõe que podemos preferir (sim) ter pouco e assim evitamos desperdício de energia cuidando de excessos.
A Lua domiciliada é capaz de se nutrir ela mesma mas responde com um muxoxo, não quer largar nada.
Oposição não é uma conversa tranquila.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Lua exalta é Júpiter, quer saber da fecundidade comendo solta e com nutrição garantida, seios fartos, abundância. Ela ama o ambiente do fermento, a umidade, a fertilidade. Ela se lembra com nostalgia do caldo primordial com a diferença (enorme) de que aqui o caldo de farinha recebe as bactérias precisas, em condições controladas evitando o desperdício de energia, como a Vênus lembrou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O próprio Júpiter, em signo de Saturno, não é avesso a limitações. O fermento ilustra muito bem o Júpiter em Aquário já que a alimentação e a reprodução se dão igualitariamente por toda a colônia, e o resultado é a multiplicação da vida e a produção de ar. Esse ar deve também ficar bem distribuído pela massa do pão depois de assado.  É nesses alvéolos que ficam guardados os aromas que te seduzem quando você corta o pão. É Júpiter na triplicidade do Ar. Nem tente resistir.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outra característica aquariana: o pão é confeccionado por processos que não acontecem espontaneamente na natureza, para que ele exista é necessária a ação humana — e conhecimento para fermentar e assar — e por isso é considerado um marco civilizatório.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O pão, como a Lua demanda, alimenta o corpo e os afetos (a etimologia da palavra companhia é cum "com" + panis "pão"); e também é símbolo de sobriedade defendido pela Vênus. Portanto as duas podem por favor suspender a treta e se acomodarem à mesa onde há pão que o taurino Marte acabou de trazer? Mesmo que continue presente a questão:


‘De quanto precisamos para nos saciar física e afetivamente?’


 Para o brunch de amanhã, a Lua vai trazer o seu patê super nutritivo e Vênus a Conserva de Capricórnio

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para comer o céu do mês, dá uma olhada no Catarse do DÔ:
https://www.catarse.me/gastronomicas

Nenhum comentário: