21 junho 2021

bagel


                 O Sol entrou em Câncer e reverbera os trígonos com o Júpiter fertilíssimo e com a Lua fermentadora. E eu suspirei saudosa de um pão. Já amei muitos bagels mas este, inspirado pelos Girassóis do Nani, eu amo mais.
                 Do Céu, além do já dito sobre o triângulo de Água, mais a Vênus, que dá mais delícia, há a indisfarçável tensão: maléficos se aproximando da oposição, e a Lua quadrada a ambos. A tensão é visível nesse pãozinho porque ele mergulhou na panela com caldo de beterraba antes de ir para o forno. Mas todo pão precisa de tensão! É ela que dá a estrutura, que vai dar o formato, que vai ajudar a aprisionar o ar em seus alvéolos perfumosos, resultando em... leveza.
                 Pra quem faz pão é clara a dignidade de Saturno nos signos de Ar: o tempo é quem possibilita isso tudo.
                 Nos bagels há uma tensão a mais: os pequenos são levemente cozidos antes de irem para o forno.  Alguns minutinhos que selam a superfície, comprometendo sua elasticidade. Então, no forno, a massa quer crescer mas a casca não cresce. Como o caranguejo, ou o escorpião. O miolo não consegue se expandir (só o pouco que faz essas rachaduras na casquinha, como Júpiter muito lento, começando com esforço o movimento de retrogradação), e você tem um pãozinho mais denso ainda que fofíssimo.
                 Se o bagel tem um mapa, é o de hoje. De mais à noite, com Júpiter em Peixes no Ascendente, Vênus e Saturno jubilados. Marte também jubilado, garantindo o fogo fixo  porque sem ele não tem pão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A receita do bagel vai melhor em vídeo, por causa da manipulação da massa. 

Eu gosto bastante desse aqui.⠀⠀⠀⠀⠀


Você também pode ver o original Os Girassóis do Ernani

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀






Nenhum comentário: