11 julho 2021

canjica

 

                 A filha de Afrodite e Ares, Vênus e Marte, o amor e a guerra, é chamada Harmonia.
                 Harmonia é uma questão central nossa, humana, que temos em nós o amor e a guerra em permanente convivência, e em constantes desequilíbrios. O tema tocará a Lua logo mais, amanhã. Como vão Lua, Vênus e Marte em Leão, essa pode ser uma questão de identidade, e de valores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
                 Por ora a Lua se opõe a Saturno, que insiste para que ela se dispa do que não é necessário, fica mais fácil para olhar a situação com mais clareza. Coisa que nem passa pela cabeça da Lua, na mútua disposição com o Sol em Câncer, praticamente tudo é necessário, o que seria da minha identidade e dos meus valores sem cada memória que me constitui?
                 Chega a ser doído ouvir isso da Lua porque, quando eu escrevo "Saturno insiste", é uma delicadeza ingênua, sabemos Saturno pode, só com um movimento de foice, arrancar o que quer que seja que ela agarra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
                 A mim me cabe, acredito, encontrar uma harmonia pra gente materializar, como uma oração. A imagem que me vem é o milho. O milho seco, de Saturno, da natureza colérica do Leão. O milho que é fácil de distribuir, que mata a fome, que rende! O milho que foi o deus Sol aos americanos pré-coloniais, parte da nossa raiz. Por fim, o milho que, hidratado, cozido na panela canceriana, volta a ser macio, nutritivo e aconchegante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
                 Escolhi a canjica. Imagino que Mercúrio, recém chegado em Câncer, vai gostar. Mungunzá? Brinca a voz de trovão por trígono ao pequeno. Júpiter, como disse a @astroliricas, "não nasceu ontem, como Mercúrio", e agora, em Peixes, pode mostrar as não-fronteiras nas fronteiras dos dialetos do Brasil. Tão bonito isso. Também legal observar isso na CPI da Pandemia: a beleza dos sotaques. Como o linguajar de todos ali é mais ou menos uniforme, os sotaques ganham mais cor.
                 Você pode comer canjica ou mungunzá, mandioca ou aipim, e na sua riquíssima individualidade, dar cor ao mar que é a Humanidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para comer o céu do mês, dá uma olhada no Catarse do DÔ


 

Nenhum comentário: