23 janeiro 2022

Mercúrio cazimi


    Acordar com o ar do cazimi de Mercúrio, bom pra colocar uma massa para secar. Num trígono a Lua viu e os talharins tremulando e pensou nas bandeirinhas budistas que são penduradas ao vento para que sejam espalhadas as orações inscritas nelas. 

    E bem que podem ser. Mercúrio é o deus mensageiro, transita entre Olimpo, Hades e nosso mundo de mortais; se ele se coloca (na casa nove da lunação) no coração do Sol, luminar da da consciência, as mensagens, as orações chegarão ao destino, claras e cristalinas.

⠀ O macarrão também tem trânsito livre em muitas culturas e em diferentes extratos sociais e alimenta muita gente. Nem sempre foi assim.

    A Lua, quando olha pra Vênus por quadratura, se lembra que macarrão não era acessível aos citadinos e camponeses pobres em épocas em que o trigo não era abundante. 

    Talvez por influência do aspecto tenso, a Lua cogita ainda que Vênus, andando para trás, gostaria que ainda fosse assim: às vezes, quando está cabra, ela é seduzida por status quo, e alimentação tem símbolos de distinção entre classes. Se todos podem comer  ̶c̶a̶m̶a̶r̶ã̶o̶ ̶ macarrão, o que me distingue?

    Logo à frente ela encontra o próprio Saturno que dá suporte à mensagem de Mercúrio. A Lua exalta Saturno, e sendo ele o regente da Vênus, a Lua ainda arrisca convidá-la: Vamos, Vênus, tira esse salto e o relógio bonito e vamos pra cozinha preparar macarrão pra todo mundo! Ou pinga um pix na conta de alguma cozinha solidária. Como espalha Mercúrio, é de pequenas ações cotidianas que se constrói o tecido da história.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

[sobre o  ̶c̶a̶m̶a̶r̶ã̶o̶ ̶  ]






Nenhum comentário: