20 janeiro 2022

Mofongo



    Pois, a Lua já estava muito bem acostumada ao ouro, ao nosso olhar de admiração ao vê-la cheia e linda no céu, e se preparava para deixar o signo de Leão em grande pompa. Mas parece que tinha um casca de banana no caminho. Foi lá do outro lado da eclíptica, no caminho do Sol, que caiu ao chegar em Aquário, mas ainda que longe, a Lua é afetada pela perda de dignidade do seu dispositor.
    De um Sol que exalta Marte para um Sol em queda, de uma Lua disposta pelo Sol que exaltava Marte para uma Lua em Virgem, disposta por Mercúrio combusto. Porque, sim, nesse trupicão do Sol ele chegou já queimando o mensageiro.
    A banana, aquela da referida casca, é difícil de comer. Banana da terra, verde, amarra a boca, gruda os dedos, não tá pra Mercúrio. E aí a sorte da Lua: transferiu sua atenção do próprio espelho para esses detalhes cotidianos, o trígono que se forma com Vênus também melancólica, o contato com Júpiter mesmo que por oposição. A Lua anuncia um Mofongo e acham que ela está enrolando as palavras por causa da situação do seu dispositor. Ela corta as bananas em fatias, frita levemente, amassa no pilão com manteiga (vegetal por supuesto), e algumas nozes, que trouxe da sua passagem por Leão (o preço das nozes!); a Vênus tinha um defumadinho vegetal, que acrescentaram à mistura, sal, pimenta...


Mofongo

É um preparo incomum e difícil pra gente imaginar, então você pode vê-lo aqui

Cortar 5 bananas (foi caturra dessa vez mas a receita original é com nanica ou da terra) quase verdes e deixar em {água+sal} por 15 min, então escorrer e secar;
Fritar com pouco óleo (usei de girassol) então cuidar para que não grude, não queime (banana queima de repente) e também não fique muito seca. 
Pilar com golinhos de caldo de legumes e manteiga vegetal
Ralar 3 dentes de alho pequenos
Acrescentar  ½ xícara de nozes picadas grosseiramente e os pedacinhos do tofu defumado*
Juntar tudo, salgar
Acomodar em forminhas untadas
Desenformar na hora de servir.

* gosto deste, mas qualquer defumadinho cai bem porque a textura está garantida pelas nozes 







Nenhum comentário: