08 março 2022

Patatas bravas


Las tapas le permiten a él probar muchas cosas.*


Posso tomar essa frase pra falar da Lua, que chega em Gêmeos e já não quer mais saber de sólidos banquetes. No trígono, já na porta de entrada, com Marte e Vênus, quer experimentar tudo!, e para experimentar tudo, só mesmo em bocados.

Seu dispositor Mercúrio, em direção a Saturno, o proprietário, pede a ela alguma calma: veja, Lua, olhando de uma distância um maior, cada tipo de tira-gôsto tradicional pode dizer muito sobre a cultura que o adota. Falafel, tapioca, empanadas, croquete de mandioca, samosa, onion ring... ele pode passar uma eternidade citando e a Lua tá com um ouvido nele e um olho na cozinha: essa batatas tão sequinhas e crocantes não são fritas? Desvenda que são pré-cozidas com bicarbonato de sódio para deixá-las "ásperas" e aumentar a superfície de contato com o azeite e com o calor, resultando em mais crostinha. Uau! 

Ela sabe que isso que Mercúrio está falando, sobre as diferenças de culturas, que é muito interessante, é tudo resultado dessas decisões que envolvem a prática: inteligência e mãos, e movimento e sentidos!

A porção de patatas bravas que sai da cozinha vai pra mesa onde estão Vênus e Marte. Em um par de segundos a Lua se aproxima puxando uma cadeira e abocanhando uma batata, até parece que tem asinhas nos pés essa!


Jordi Teixidó sobre Ferran Adrià*


Batatas bravas 

daqui

Descasque as batatas e corte em bocados. Não corte em pedaços muito pequenos porque além da casquinha super crocante queremos um interior suculento.

Cozinhe em água com bicarbonato de sódio ou fermento químico. Entre ½ cc e 1 cc por batata.

O bicarbonato desgasta a superfície da batata tornando-a áspera, assim, aumentando ainda mais a superfície que vai agarrar o azeite e ficar crocantíssima.

Cozinhe até que fique al dente.

Aqueça o forno a 230°C.

Escorra as batatas, deixe uns minutos no escorredor para que o vapor dissipe e as batatas fiquem mais secas.

Besunte com bastante azeite, tempere com sal e leve ao forno quente.

Depois de 20 minutos, vire, deixe mais uns 20 minutos ou até que estejam bem douradas.


Molho de pimenta

daqui

Aqueça uma panela com azeite e refogue 1 pimenta, 1 cebola e uma pitada de sal. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente 1cc de páprica picante e 1cc de páprica doce.

Em um minutinho, adicione 1 lata de tomate, batido ou cortadinho, e 1 1/2cc de açúcar mascavo.

Deixe encorpar e então processe para homogeneizar e, se quiser mais lisinho, passe por uma peneira.


Se você tiver outros tipos de pimenta, como molho de pimenta, ou pimenta calabresa, apenas substitua, mas mantenha a páprica doce da receita.



Nenhum comentário: