28 julho 2022

Lunação Leão


"Santíssima trindade! Ao mesmo tempo em que é a base, ela se mistura a tudo, tornando-se quase incorpórea mas está lá, dá pra sentir os gostinhos inspiram o prato!"

Ele a roda num passo de dança enquanto cruza a cozinha. À música que toca se junta o frigir dos aromáticos.

"Uma típica trindade cajún — continua — é composta de 2 partes de cebola picada, 1 1/2 partes de aipo picado e 1 1/4 de pimentão verde picado."

O perfume deles caramelizando na manteiga dá pra sentir até do ascendente!

Ela escorre em uma peneira a quirera de milho que está de molho há algumas horas e recuperou seu amarelão.  Acrescenta à panela com a trindade refogada e pega uma chaleira com água quente, que verte aos poucos enquanto ele mexe sempre, para evitar uma grande maçaroca de amido. Enquanto cuidam dessa panela, acendem o triângulo de fogo, bem forte.  O que quer que seja tostado ali fica bem com a quirera, que tudo ilumina.

Eles gozam da providência divina de ter quiabos à mão, ingrediente importante na cozinha cajún. O quiabo é tostado inteiro até que a pele fique bem tostada e o interior cozido, portanto, sem baba.

Quando os preparos estão prontos, ele retira os talinhos do quiabo e corta em pedaços, para que essa refeição pode ser, se quiser, comida de colher mesmo, rezando.




Nenhum comentário: