19 julho 2022

Mercúrio sai da combustão e entra em Leão


“Por causa deste queimar, que já não conseguia suportar, fiz um movimento para a frente. Sabia que era estupidez, que não me livraria do sol se desse um passo. Mas dei um passo, um só passo à frente. e desta vez, sem se levantar, o árabe tirou a faca, que ele me exibiu ao sol”

Acordou num sobressalto. Era assim que se sentia ultimamente. Engraçado ver a sensação fixada tão textualmente.
Na mochila a materialidade dos dias quentes e úmidos: fungos. Shimejis suculentos que pescaram seu olhar na venda da estrada. O cheiro deles não parecia tão forte, talvez diluído no cheiro similar do ambiente. 
Recuperado, pega um pão velho e corta em pedaços muito muito pequenos, até onde dá. O naco restante ele desmancha em leite de coco. Também corta a cebola, pimentão e pimenta fresca. já começa a se sentir revigorado. Destaca os cogumelos. Finalmente o momento esperado: acende o fogo! Na panela com um fio de óleo ele coloca os cogumelos. Deixa tostar. Coloca os aromáticos. Começa a se livrar da sensação do sonho. Descasca e pica o alho, junta ao refogado. Junta também sal, pimenta do reino, o pão com leite de coco e azeite de dendê. Ah, essa cor! Esses cheiros! Agora sim ele cai em si, “tudo passou, tem mais pela frente, mas agora estou aqui”. Mexe, experimenta, coloca numa caçarola, cobre com o pão picadinho e manda pro forno, até ficar da cor do ouro.


[entre aspas: Albert Camus]


CAÇAROLA DE COGÚ

1 xícara de leite de coco
½ xíc de cebola picada
½ xíc de pimentão picado
1 pimenta dedo-de-moça picado
400g cogumelo shimeji
1 dente de alho ralado ou picadinho
coentro fresco
limão
2 pães secos

Se o pão estiver bem sequinho, corte os miolos em cubinhos para gratinar, como farinha de rosca. Se estiver mais macio, desfie o miolo, como der para fazer bem fininho.
As cascas podem ser rasgadas ou cortadas em pedaços maiores. Meça 1 xícara e coloque para hidratar no leite de coco.
Aqueça o forno a 200°C.
Separe os cogumelinhos. No vídeo indicado a cozinheira sugere pulsar no processador, para fazer uma simulação de outra coisa. Eu proponho pedaçudinho pra assumir o cogumelo. 
Em uma panela, refogue em fogo baixo o pimentão e a cebola. Acrescente a pimenta, se você conseguiu a fresca. Se você tem coentros pode colocar também uns talos picadinhos aqui.
Se os cogús estão cortados pequeninhos, acrescente agora. Se você seguiu a minha sugestão de deixá-los inteiros, retire da panela o refogadinho, coloque mais um fio de óleo, aumente o fogo e coloque os cogumelos. Resista e não fique mexendo, deixe dar uma tostada embaixo, então mexa, deixe mais uns minutos até tostar de novo outro lado. Apague o fogo. 
Coloque o alho, sal, pimenta, o azeite de dendê, a gosto e com cuidado, lembra que ele te devora!, e o pão demolhado com o leite de coco. 
Mexa bem e coloque na travessa ou caçarolinhas individuais.

Espalhe por cima o pãozinho picado/farinha de rosca.
Leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até que o pãozinho de cima fique dourado.

Na hora de servir, esprema um limãozinho e espalhe folhas de coentro.

receita daqui

Nenhum comentário: