23 agosto 2019

Sol em Virgem disposto por Mercúrio em Leão



                 O Sol chegou a Virgem. Mercúrio, seu regente por domicílio e por exaltação, está em Leão. Mercúrio ali pensa e fala da sua própria identidade. O Sol em Virgem ilumina o que está perto, os detalhes.
                 Por isso retomo agora a questão que está acesa desde a concepção do almoço Coração em Chamis: qual é o prato típico brasileiro? O Brasil é muito grande, é uma tarefa muito difícil – senão impossível –  e sobre ela bastantes sociólogos já se debruçaram. Mas é sempre um exercício muito bom. Especialmente nesses dias que dá vontade é de sair gritando que, porra, o Brasil é um só! A gente se pergunta o que pode fazer pra ajudar, e de novo a Virgem aponta para os cuidados constantes e que nem sempre aparecem. Continuo pensando nisso na cozinha. Trago a afirmação do Gilberto Freye:

“Através do cotidiano ou quase-cotidiano é que se fixam, nas culturas, os seus característicos e se firmam os seus valores.”

                 Mercúrio há pouco fez um trígono com Júpiter, se pergunta sobre sua identidade, sobre seus valores, e agora dispõe o Sol que olha para o simples; e eu mais uma vez olho para o arroz-com-feijão e não abro mão. Seja baião-de-dois, seja carreteiro, seja feijão preto com arroz tal ou tal... aqui em casa é assim mesmo, como na foto: virginianamente monocromático, pourque gosto do feijão carioca, e do arroz integral. Acompanha o que tiver de bom e bonito na feira de produtores locais.
                 Aproveito a entrada do Sol em Virgem - na casa 1, que trata do corpo – nesse momento a Lua estava em Touro - na casa 9 que trata dos assuntos superiores - para fazer um convite e um apelo: que dediquemos um tempo à observação sobre as nossas escolhas cotidianas – são essas escolhas que sustentam a tradição, que sustentam a economia, que revelam nosso modus operandi.

Nenhum comentário: