04 agosto 2019

menu Coração em Chamis





Cumpadis!
No fim de semana passado comemoramos os 10 anos da Saturnália (Vida longa à Saturnália!!!) com um tributo a Antonio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum! Muita coisa rolou: leitura de mapa, apresentação de roda de samba, show de palhaços; gente boníssima passou por lá, gente que renova nossa alegria, nossa fé, nossa vontade de aprender e trocar sempre mais e mais, gente que deixa nosso coração em chamis





O Dodô ficou responsável pelo nosso ritual antropofágico: o Céu da Boca baseado no mapa natal do Mussum :D
E ficou assim:




Mussum tinha o Sol em Áries e a Lua em Leão. O Sol e a Lua são chamados luminares, são os astros que dizem da vitalidade da pessoa, cada um à sua maneira: a Lua é a água do corpo, a inteligência feminina, receptiva, o olho esquerdo do mundo; o Sol é a consciência, o centro, o olho direito do mundo. No mapa natal do Mussum esses dois astros estão em um aspecto exato, um trígino, os dois olhos do mundo se vêem.
Áries é o signo que chega junto da primavera, é a energia de ignição que pode queimar, mas também é a energia criativa que faz a semente brotar. É onde está o Sol do Mussum, exaltadis no signo do Sol Invictus. Além disso o Sol do Mussum é o almuten, o planeta vitorioso desse mapa.
A Lua, majestosa, está em na casa do Sol, Leão. Manílio escreveu que Leão tem o coração puro, sentimento sem complicação. O coração em chamis.
Portanto para o menu pensei em algo muito fresco, viçoso e sem complicação.
A relação de trígono entre os luminares faz com que as qualidades de ambos sejam valorizadas; isso lembra demais o nosso arroz e feijão. Se ingeridos junto, nutrientes de um ajudam na absorção de nutrientes do outro. “Comer feijão com arroz vai trazer mais benefícios para seu organismo do que comer apenas arroz, ou apenas feijão. O que falta em um, o outro completa.”
Arroz com feijão que também lembra a gente da criançada que o Mussum ajudou, inclusive com tratamento odontológico. "O sorriso do brasileiro é um cartão de visita para o mundo".
O planeta Marte, regente do seu grande Sol, está no signo de Aquário: não vai ficar de braços cruzados quando se trata de agir pela coletividade. E Saturno, o regente de Aquário está em Touro, levando o foco dessa ação será para o bem estar do corpo. Touro olha para a terra, para as coisas do dia a dia. Arroz e feijão pra deixar forte! Pra sorrir!
Saturno está conjunto a Júpiter no signo de Touro, e mais uma vez penso, para o menu, em legumes encorpados, frescos, coloridos e suculentos: abóbora, batata doce... Vênus, a regente de Touro, está pertinho do Sol em Áries, pertinho demais até, chamuscada mesmo, pra falar o bom português.
Por isso a gente vai servir legumes assados chamuscados com maçarico, o fogo do trígono Leão/Áries. O queimadinho dessa ação traz um amargor: Saturno no corpo do Touro! Mas vocês vão ver que um amarguinho bem entendido faz as coisas mais interessantes, vai dar o contraponto do doce do melado e de alguns legumes. Ainda sobre o Saturno: Júpiter e ele tão pertinho, é o começo do ciclo que marca uma geração, nesse caso, a geração para a qual o prazer do corpo é lei. Aqui a gente tem a cana no melado que besunta o assado, nas na vida do nativo tem um dedinho de mé de verdade, porque na casa 12, essa lei geracional pode passar do ponto.

Pra manter alegria vamos trazer a força do arroz e feijão. Feijão em caldinho, pra esquentar; arroz em bolinho, porque falamos em mé e deu vontade demais de puxar um petisco de boteco – uma friturinha – pra acompanhar a cerveja, né? Já chamamos também chamar o lúdico peixinho do Mercúrio em Peixes. Tudo bem, depois a gente soma tudo e faz uma pindureta. Soma também uma geleia de caipirinha e a geleia de laranja com pimenta, que na coleção Dodô é a conserva dedicada ao signo de Gêmeos, ascendente do Mussum. Com ASC em signo duplo, “o Mussum sambista, assim como o peixe, conseguia viver bem em dois ambientes completamente distintos”


“ – Que neguinho lisinho, parece mesmo um muçum!
Sem saber, a brincadeira de Otelo era ainda cientificamente muito acertada. O Synbranchus marmoratus é de fato uma espécie cheia de particularidades que serviam como perfeitas metáforas para a vida do sambista. Difícil de ser capturado por causa de sua textura lisa e corpo esguio, o bicho tem hábitos noturnos e é capaz de se adaptar tanto à vida na água quanto na terra. Talvez, se soubesse das coincidências entre seu modo de viver e o do peixe, Mussum tivesse aceitado mais rápido o apelido que o acompanharia para todo o resto de sua vida.”
(Juliano Barreto)






MENU CORAÇÃO EM CHAMIS 🔥 
. caldinho de feijão carioca
. salada de grãos de cevadis com vinagrete e folhas
. bolinho de arroz
. legumes chamuscados e com molho de melado de canis
. Mercúrio em Peixesis
. geleia de caipirinha
. geleia Dodô para o signo de Gêmeos (laranja e pimenta)

Nenhum comentário: