01 novembro 2019

Casa dell'Angelo

                 Hoje Vênus muda para o signo de Deus e nesse passo entra também na casa 9, a casa de Deus. Mercúrio, que andou ao seu lado por tanto tempo, parou e agora caminha para trás, permanecendo em Escorpião, na casa 8. A apenas quatro graus um do outro. Tão perto e tão longe.
                 Também Tão longe, Tão perto: Raphaela e Cassiel são anjos. Eles estão muito perto dos humanos, como estavam Vênus e Mercúrio num sextil com a Lua, que é significador do nosso corpo.
                 A Lua em Capricórnio tão sequinha, precisando mesmo de um sussurro confortativo. Os humanos experimentam o Tempo e a Morte, ao contrário dos anjos. Humanos são devorados por Saturno. Me diz se você não está sentindo isso nos seus ossos hoje.
                 Agora Vênus dá um passo e olha para cima. No filme, junto aos majestosos cavalos do Portão de Brandemburgo Raphaela desabafa: ‘As pessoas estão distantes, se afastando de nós, é exaustivo amá-las’. Vênus agora vai em direção a Júpiter, o sextil com a Lua é rompido.
                 Cassiel, como Mercúrio regido por Marte em Libra que está na casa 7, quer se colocar no lugar dos humanos, e consegue: torna-se humano para salvar uma garota que caía de uma varanda, indo contra as regras que proíbem a interferência dos anjos nas vidas das pessoas. Assim ele segue seu movimento retrógrado, e experiencia o ponto de vista humano, que no filme é mostrado em cores, o estímulo da matéria nos arrebata.
                 Encontra Damiel, também um anjo que se tornou humano. Damiel tem uma pizzaria: a "Casa dell'Angelo", e ali apresenta a Cassiel os primeiros sabores.
                 Pelas ruas, lamenta que ninguém escuta o que o outro sente. Cai no mundo, cai na schnaps, enfim, cai na casa 8, cai em território de Escorpião. 
                 "A Vida é uma situação excepcional."



"Vocês...
vocês, a quem amamos.
vocês não nos veem.
vocês não nos ouvem.
vocês nos imaginam tão longe,
no entanto, estamos tão perto.

Somos os mensageiros que aproximam os que estão longe.
Somos os mensageiros que trazem luz aos que estão nas trevas.
Somos os mensageiros que trazem a palavra aos que perguntam.
Não somos a luz, nem a mensagem.
Somos os mensageiros.

A mensagem é o amor.
Nós não somos nada.
Vocês... são tudo pra nós.
Deixem-nos morar nos seus olhos
para que vejam o mundo por meio de nós.
Recuperem, por meio de nós
aquele olhar terno de volta.
Então...
estaremos perto de vocês
e vocês...
perto Dele."

Tão Longe, Tão Perto 
[In Weiter Ferne, So Nah!]
dir: Wim Wenders, 1993



Nenhum comentário: