14 dezembro 2019

Baco Bem Temperado: Fleumático


                 Quem cultiva fermento natural tem à sua frente o que há de ser muito semelhante ao caldo primordial que deu início à Vida. A umidade promove a vida, a Astrologia já tem isso como fundamento quando chama os planetas úmidos de benéficos.
                 O fermento e um pouco mais de água podem transformar uma grande quantidade de farinha em massa de pão e consequentemente em mais fermento, pois é da proliferação da levedura que o milagre acontece. Assim, uma massa pode ser dividida e gerar novas matrizes, que podemos chamar de mães.
                 Essa proliferação pode ser muito intensa e mesmo assim quando a gente olha só vê aquela massa ali quietinha, isolada, pode pensar que não está acontecendo nada. Extremamente introspectiva.

                 O pão, assim como as emoções, é fonte de vida. Seu processo tem várias fases e seu corpo muda com elas. A massa crua, maleável, responde passivamente à ação das mãos. E olha que curioso: é parte do objetivo da manipulação encontrar a direção e a quantidade de tensão corretas para o seu ótimo desenvolvimento. Essa tensão tem que vir de fora pois se depender da massa, ela fica ali indolente até que se encerre o ciclo da vida das leveduras que a gente gosta e outras dêem início a novas civilizações.

                  Outro aprendizado sobre Temperamentos que podemos tirar observando a massa é a influência da temperatura: no calor o pão cresce rápido! Se expande muitas vezes ao exagero (e ele perde a estrutura) e quando está muito frio a levedura tem dificuldade de se reproduzir e o processo é muito mais lento.

                 Para que tenhamos aquele pão cheiroso, fofo e branco como a Lua é preciso mudar a operação: esquentar e secar no forno. Assim os Temperamentos se temperam e se equilibram, garantindo a saúde.




                 No dia 7 de dezembro na Saturnália aconteceu o Baco Bem Temperado: a sommelière Sílvia Rosa e a cozinheira Aline Higa apresentamos quatro harmonizações de vinho, comida e astrologia 🍇

                 A primeira foi ao temperamento fleumático: Foccacia e Vinho Branco da Uva Lorena (Híbrida, desenvolvida na Embrapa/RS, cultivada em São Roque/SP

Lorena Terra do Vinho Branco Seco
                 Coloração amarelo palha claro, aromas iniciais de ervas frescas e ligeiro frutado cítrico. Na boca tem frescor e leveza, baixo teor alcoólico e remete a fruta fresca e grama cortada. Corpo leve, acidez equilibrada.



Foccacia
2cc fermento seco
300ml água
500g farinha refinada
1,5cc sal
3 cS azeite de oliva
Hidrato o fermento com um pouco da água.
Misturo o sal com a farinha
Vou misturando a água fermentada com o restante da água e o azeite até obter uma massa. Sovo até que fique bem lisa. Deixo crescer (uma hora e meia). Acomodo em uma forma untada, faço umas piscininhas com os dedos, besunto com bastante azeite de oliva, sal e alecrim fresco. Deixo crescer só uns 10 mnutos, tempo de aquecer o forno a 200°C e asso por mais ou menos 1 hora.

Nenhum comentário: