23 fevereiro 2020

Lua nova em Peixes


                 Lua nova em Peixes. Parece amorzinho? Olhe de novo. Olhe pros regentes: Vênus em Áries, Júpiter em Capricórnio, Marte que dispõe ambos também em Capricórnio, exaltado! No fim de contas está meio seco esse contexto. Marte num sextil partil com os luminares sugere a faca. Acatamos.
                 Vamos usar essa disposição para fazer um fundo de base, bem tradicional, com sobrenome e tudo. Base soa como Capricórnio, tradicional mais ainda com Saturno ali também; o fundo espalha e mistura os sabores, de modo bem pisciano. E a gente aproveita e coloca um pouco mais de água na coisa toda, assim no Céu como na Terra.

                 Faca afiada bem mãos, uma tábua bem apoiada e picamos cenoura, cebola e salsão. Isso é um Mirepoix.

                 "Uma criação do duque de Lévis-Mirepoix, militar de grande coragem, marechal dos exércitos de Luís XV e também seu embaixador. Trata-se de um glorioso refogado de fundo, excelente para os assados ou ensopados."*

                 Para um fundo clássico de vegetais aquecemos uma panela em fogo baixo, colocamos uma gordura, louro, tomilho e o mirepoix. Mantemos em fogo baixo, os vegetais devem perder água lentamente e não fritar. Se você quiser um fundo muito claro, não coloque a cenoura, e se você quiser um fundo mais escuro, pode aumentar o fogo quando os vegetais estiverem bem murchinhos. Ou mantenha assim só suandinho em fogo baixo. Acrescentamos água fria, e ali ele fica, nesse mar de trocas piscianas, e quente já que a Vênus está on fire!




*in: LANCELLOTTI, Sílvio. O livro da cozinha clássica: a história das receitas mais famosas da história, pág 24


Nenhum comentário: