27 fevereiro 2020

Aos Vencedores, as Batatas ao murro


                 Lua com Vênus em tons vibrantes, é Áries! Coléricas: quentes, secas, incisivas, voluntariosas.  Exaltam o Sol - agora em Peixes - e ao mesmo tempo servem a Marte que está na sua exaltação:
                 Aos Vencedores, as Batatas! pintadas de faz-de-conta-que-é-ouro, mas é cúrcuma.

                 A batata é associada à terra por ser um tubérculo, mas tão crocante aquosa, pertinente pra tentar apreender o sextil entre Peixes e Capricórnio.
                 Também a cúrcuma, um rizoma: se desenvolve embaixo da terra e seus brotos podem ramificar-se em qualquer ponto, assim como engrossar e transformar-se em um bulbo ou tubérculo; o rizoma tanto pode funcionar como raiz, talo ou ramo, independente de sua localização na figura da planta.¹ O que é uma maneira bastante pisciana de se desenvolver.

                 Júpiter, regente do signo de Peixes, está sitiado entre os maléficos. A Lua e Vênus fazem uma quadratura a eles, a Lua quase sem luz, trazendo a impressão da recém quadratura partil com Júpiter:
                 — Quando estou com a raiz na mão, a especiaria fala comigo. Sua voz parece a tarde, o começo do mundo.
                 — Sou a cúrcuma que saiu do oceano de leite, quando os devas e os asuras agitavam o líquido para extrair os tesouros do universo. Sou a cúrcuma que veio depois do néctar e antes do veneno, e portanto está entre os dois.
                 — Sim, murmuro, balançando no seu ritmo. Sim. És a cúrcuma, escudo para a tristeza, bálsamo para a morte, esperança para o renascer.



1:. wikipedia
2:. Chitra Divakaruni. A Senhora das Especiarias

Nenhum comentário: