13 fevereiro 2020

Luminares num trígono em signos de Ar


                 Sol e Lua estão em signos de Ar, formando um trígono. A Lua conjunta a Spica e seu pezinho na terra, o ramo de trigo na mão e os cabelos ao vento. Em dia de Lua com Spica a gente faz pão: molha a farinha, coloca a levedura e dá um ambiente bom pra elas se desenvolverem.
                 A gente pode olhar pro pão e ver um alimento tão simples, até banal. Mas escute Saturno, ouça o Sol contar sobre as invenções humanas:
                 O pão é o marco da civilização!*
                 Foi na fermentação que a humanidade criou algo que não existe na natureza. O pão que, com  todo o processo do cultivo do grão e o controle da fermentação, assinala a diferença entre Natureza e Cultura, e ‘serve para distinguir a identidade das bestas daquela dos homens’.*
                 Lua no signo cardinal do Ar: o ambiente quente e úmido promove a proliferação da vida, e é do dióxido de carbono liberado pelas bactérias do fermento que o pão levanta.
                 A Lua também faz quadraturas  planetas  em  Capricórnio, se opõe a Vênus que está em Áries, faz um sextil com Marte, o que também não é nada agradável ou pacífico. É ir pro forno secar. É no calor do forno que a estrutura do glúten se solidifica, a casca crocante se forma.
                 Então, o ar fixo. O ar preso nos alvéolos. Não precisa ser uma caverna enorme, mesmo os pequeninos alvéolos guardam neles o perfume que se espalha quando o pão é cortado, quando a gente dá a mordida.

Nenhum comentário: