01 março 2020

Horóscopo do dia


                 Amigx virginianx do terceiro decanato. Ou ainda, amigx que leva algum planeta nos últimos graus da Virgem, nos termos de Saturno, gostaria de dividir com você o alerta que recebi da minha Astróloga.
- Mercúrio, regente do planeta que estiver em Virgem, está exilado, em queda e retrógrado. Resumindo: tá mal.
- Saturno está a 28° de Capricórnio, a Lua passa pela estrela fixa Algol a 26° fechando com o planeta em Virgem um melancólico triângulo de terra.
- Benéfica exilada, benéfico em queda. Ambos dipostos por um deus da guerra exaltado.

                 Caro virgo, não tenho como dar-te palavras de conforto. Mas, como gosto de pensar a comida como amuleto, te convido a fazer uma refeição que faça a gente equilibrar, ou talvez entender essa configuração. Entender já é bom, já que estamos falando sobre a o temperamento melancólico, da terra. Entender para criar estratégias com o que se tem. 


                 Eu encontrei mandioca na feira e achei perfeito! Quem vai falar mais da terra do que uma raiz? Depois dos meses em que ela se desenvolve escondida, pode ser colhida e preparada. Então a mandioca pode trazer elementos que equilibram a melancolia: se ela for cozida, a umidade e a maciez; se for frita ela traz o temperamento mais jupiteriano, sanguíneo, ambas muito confortativas. Comida confortativa é muito coisa da Lua exaltada em Touro.
                 Assim vai tudo muito bem até que a Lua exaltada encontra Algol, e lembra que a Medusa exaltou tanto a sua paixão por Netuno que perdeu a sanidade, perdeu a cabeça. Hoje Lua e Mercúrio se escutam, nessa situação. Mantenha os pés no chão.
                 Se na pior situação, lembre que a morte da Medusa deixou benesses: Pégasus (e dele a fonte Hipocrene, frequentada pelas Musas), Crisaor, e sua cabeça foi usada por Perseu em atos heroicos.
                 A morte de Maní também. Maní era uma indiazinha muito estimada pela tribo tupi onde vivia. Sua morte trouxe a mandioca que alimentou e nos alimenta até hoje. E que, como a Medusa, pode ser perigosa pois há espécies venenosas de mandioca. Com isso não se preocupe: a dedicação melancólica sobre os métodos do seu preparo nos mantém a salvo. E cria outras maneiras de consumo e conservação, como a farinha.

                 Aqui mesmo, no nosso pratinho de mandioca cozida, a farinha de bijú que foi tostada na manteiga vegetal pra dar uma securinha pra mastigar.
                 No nosso pratinho-amuleto também coloquei um molho de pimenta bem ácido. Isso vai fazer a ponte com a maciez confortativa que a gente procura e ao mesmo tempo dar sentido à pungência que a gente vai sentir nesse dia. Porque pode acontecer, amigx virginianx do terceiro decanato ou que leva planeta nos últimos graus da Virgem nos termos de Saturno. Aliás, o Sal grosso só quebrado também lembra das securas da vida. O ceú é um eterno "É o que temos" mas às vezes a gente se distrai com deleites e nem se dá conta disso. Hoje a gente olha com resignação o que tem e tenta tirar o melhor proveito disso.

 

Nenhum comentário: