17 junho 2020

Mercurio retrograda a partir de Sirius




Mercúrio flana pelo signo de Câncer, tendo lampejos de memórias aparentemente aleatórias, já que a sua dispositora muda rapidinho de natureza e isso muda também a maneira dele olhar. A partir dessa madrugada ele mesmos se vira e começa a andar para trás. O que aconteceu? Um cachorrão no caminho? Ah, é a Sirius! Dia desses recebi um vídeo com cenas de cachorros protegendo crianças. Fosse em uma situação tensa, fosse não deixando a criança entrar na praia, puxando puxando e até fazendo as pecorruchas tomarem uns caldos nesses resgates. "Só até aqui, pequeno Mercúrio."  Estou rindo da fofura mas a gente sabe que os cachorros sabem; ou, que os cachorros lembram, porque a gente também saberia se não tivesse esquecido, enchendo a cabeça com quê fazeres e neuras e tudo mais.
Sirius agora fala, “Volta, piázinho, vê melhor o que realmente te nutre”. Nutrição cognitiva, pois Mercúrio. Como está no signo da Lua, passa também pela nutrição do corpo e dos afetos, e a gente percebe como tem procurado comidas de colo. Tantas vezes compulsivamente e tantas vezes com porcarias industrializadas. Agora volta, olha além disso, além das guloseimas em embalagens coloridas.
Olha pra Lua, exaltada, presente, refogando uma cebola pro molho enquanto você faz a tarefa da escola na mesa da cozinha. Que cheiros vêm em seguida? Alho? Extrato de tomate? Louro? Você gostava de salsinha? Meu irmão não gostava, passava a refeição tirando cada verdinho com aqueles dedinhos dele. A gente chamava o frango ensopado de frango marciano, de tanto verde que tinha nele (naquela época os marcianos eram verdes).
Júpiter está na sala assistindo o noticiário. Do ângulo que Mercúrio está dá pra ver seu rosto preocupado.
Falando nesse Júpiter mais seco, descobri recentemente que o erro maravilhoso de tostar o arroz no fundo da panela tem toda uma técnica - e um status quo - na culinária persa. Tenho dedicado um bom tempo a ela. Se chama tahdig. É legal ver outros preparos com os mesmos ingredientes que a gente conhece, não precisa ficar repetindo mecanicamente. Até porque Câncer é um signo cardinal. Mercúrio não volta pra trás pra ficar lá fixo; volta e se nutre e repõe energia e pra fazer o que for necessário e quando for a hora, mesmo que traga uma barra de chocolate bem segura na pinça.
Depois de tanta divagação, não sei de que pó de estrelas Sirius é feita. Talvez ela seja diferente em cada casa assim como os cães são tão diferentes uns dos outros.

O tahdig da foto poderia ser bem mais tostado, mas acabei escolhendo essa foto porque me sugeriu um caranguejo com a carinha virada pra esquerda - o sentido contrário ao da escrita e portanto para trás. 


Nenhum comentário: