10 junho 2020

Somos feitos do mesmo pó das estrelas: Ras el Hanout



                 Ras el Hanout quer dizer O Rei da Loja. É a massala feita com as melhores especiarias da vitrine. Mercúrio, deus do comércio, com suas sandálias aladas sai  à procura os temperos, fala línguas, negocia, troca por uma lira, troca pelo que aparecer, traz a mercadoria. Mas imagina um Mercúrio irresistível, heliacal, domiciliado em Gêmeos. Com ele estão Marte e, claro, o Sol. Ah, a imensidade de coisas interessantes que eles trazem para encher a vitrine!
  
                 Escolher entre as especiarias quais estarão na masala é um trabalho que Mercúrio faz com a Lua, pois é ela quem tem intimidade com os sabores e os aromas.

                 Laerte Coutinho voa com Mercúrio, Marte e Sol em Gêmeos e tem a Lua em Leão. No ano em que nasceu, com a Lua também estava a estrela fixa Régulus, uma das quatro estrelas reais da Astrologia. A Régulus, se é o coração puro do Leão, não reina para si mas para seus súditos.
                
                 Essa Lua e esse Mercúrio preparam Ras el Hanout.
  
                 Não bastasse, tudo é feito com a supervisão do Saturno em Virgem regente do ascendente Aquário. Mercúrio é o dispositor final do mapa mas Saturno não deixa de fazer sentir sua presença minotáurica e crítica virginiana. Apesar de Saturno no labirinto da casa 8, o ascendente em Aquário mostra uma noção grande da necessidade do coletivo.

                 Pois, Lua e Mercúrio preparam a massala e a colocam à disposição de quem entrar na loja. Sorte nossa!


Has el Hanout: 

2 cS de semente de cominho
2 cS de semente de coentro
1 cc pimenta do reino preta em grãos
5 cravos
10 pimentas jamaica
8 cardamomos
1 cm de pau de canela.

Tostar levemente as especiarias para abrir seus aromas. Processar.

Nenhum comentário: