17 julho 2020

Proccyon



                  A Lua, já vindo de uma lunação em Câncer, está prenha e densa como uma semente. O Sol está na casa dela, olha pra porta e a espera para um segundo abraço aqui onde ela fica tão gostosa.

                 Hoje o Sol faz conjunção com a estrela Proccyon, a do Cão Menor. No mito, é o cãozinho que encontrou enterrado algo que estava sendo procurado. Estou assistindo a narrativa do Céu e me perguntando se o Sol-Proccyon encontrará um presente pra ela.

                 O Joseph Campbell tinha a Proccyon no Meio do Céu da sua carta. É sobre ele o trecho que segue: "Os tesouros mitológicos escondidos na terra só podiam ser desenterrados por acidente. 'Onde você cambaleia e cai', ele disse, relembrando um lema sobre nossa humanidade comum, 'é aí que você descobre o ouro'.

                A Lua - que dispõe o Sol - está em Gêmeos então o ouro surpresa pode ser algo como... qualquer coisa! Lua e Mercúrio em mútua disposição, me digam se existe algo que não seja minimamente interessante.

                 Com Saturno e Júpiter em oposição, busquei o conhecimento culinário (que tem uma grande tradição oral) cristalizado em um livro. Gift of the Gods. Um título perfeito pra escolher uma receita para homenagear o Campbell.

                 O grão de bico, além de ser um dos grãos base da nossa civilização, me fala de Saturno, de Júpiter abençoando mesmo em queda, do Sol senhor das estações e da agricultura, da Lua minguante e densa quando o grão é hidratado. Mas a Lua também é cebola (ou depois de assada se parece mais com o Sol em Câncer?). E alecrim é Marte, não vamos esquecer que Marte é regente de Capricórnio e nada como os dois regentes de Capricórnio domiciliados pra fazer essa receita que tem como ingrediente principal o Tempo. Não existia panela de pressão tão potente na antiguidade. São cinco horas de forno. Mas não precisa ficar junto. Deixa lá e fica de olho no cão menor, que nem ele sabe muito bem como mas pode descobrir um tesouro.


Revithada
Grão de bico de Chrisoula

500g grão de bico seco
3 ou 4 dentes de alho, cortados ao meio longitudinalmente (eles derreterão no molho)
2 folhas de louro
2 ramos de uns 6cm de alecrim fresco
2 cebolas médias cortadas em rodelas
150ml de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino preta
suco de limão para servir
pão para acompanhar

Deixe o grão de bico de molho em bastante água durante a noite. Escorre e lave.
Coloque em um refratário (de preferência um que tenha uma tampa que feche bem) com o alho, louro e o alecrim.Cubra com as rodelas de cebola, sal, pimenta e água, então regue com o azeite de oliva.
Tampe e para garantir cubra com uma folha de papel alumínio. Eu não tenho refratário com tampa então fiz um embrulho duplo de papel alumínio, bem fechado.
Leve ao forno pré-aquecido a 150°C por 5 horas.
Na hora de servir acrescente suco de limão, e sirva com pão para absorver o suco que fica no refratário.

In: DALBY, Andrew & Rachel. Gifts of the Gods: A History of Food in Greece. Londres: Reaktion Books Ltd. 2017


Nenhum comentário: